Nordeste Região de Palmeira dos Índios

Tudo sobre Major Isidoro

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
17.700
PIB Total
R$ 283,43 Mi
Per Capita
R$ 16.012,71
Área (km²)
453,900
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

O clima é mais ameno e as chuvas são escassas, proporcionando uma experiência mais agradável para os visitantes.

🛡️

Segurança

A cidade apresenta um clima tranquilo e é considerada segura para turistas, mas recomenda-se atenção às orientações locais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Major Isidoro é uma encantadora cidade localizada no sertão alagoano, cercada pela beleza única da Caatinga. Com uma população de aproximadamente 17.700 habitantes, a cidade possui um rico patrimônio histórico e cultural, marcado pela determinação de Isidoro Jerônimo da Rocha, seu patrono e um dos principais articuladores da sua emancipação. Venha explorar esse pedaço do Brasil, onde tradição e natureza se encontram.

Principais Atrações

Praça Central

Um local de encontro para os moradores, ideal para apreciar a vida local e eventos cívicos.

Igreja Matriz de Major Isidoro

Construída em homenagem ao patrono da cidade, a igreja é um belo exemplo de arquitetura religiosa da região.

Fazenda de Sertãozinho

Local histórico que remete à época da colonização da região, com áreas de pastagens e rica fauna da Caatinga.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Major Isidoro?

A economia é baseada principalmente na agricultura e na pecuária.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Major Isidoro conta com algumas pousadas e hotéis simples que atendem aos visitantes.

? É fácil encontrar transporte na cidade?

Sim, há transportes disponíveis, incluindo táxis e serviços de transporte coletivo.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Major Isidoro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Major Isidoro

Alagoas

Histórico

Antigo distrito de Sertãozinho, o município recebeu o seu atual nome em homenagem ao Major Isidoro Jerônimo da Rocha, fundador do povoado. A colonização, no entanto, começou quando Antônio Jerônimo da Rocha comprou uma propriedade na região e se instalou com a sua família. Dos filhos, apenas Isidoro manteve os negócios do pai, que era conhecido como patriarca de Sertãozinho nome de uma de suas fazendas.

Isidoro lutou insistentemente pela emancipação. Em 1920, conseguiu que o Poder Legislativo, através da Lei nº 946, autorizasse o governo a elevar Sertãozinho a município. O governador não aceitou e manteve a área como distrito.

Só em 1949 foi concebida a emancipação, desmembrando Sertãozinho dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Nessa época, Isidoro já estava morto, mas os moradores decidiram fazer-lhe a homenagem, dando seu nome à cidade.

Além de boas terras para pastagens, Major Isidoro se destaca pela criação de gado, principalmente das raças nelore, holandês e guzerat, que lhe rendem o título de segundo maior produtor de leite do Estado.

Por ser um dos mais conhecidos da bacia leiteira da Alagoas, Major Isidoro não poderia deixar de ter um povo festeiro e hospitaleiro. É nas tradicionais festividades do município que esse lado da cidade se mostra claramente. As mais movimentadas e que recebem o maior número de visitantes são a Festa do Leite e as festas juninas, nas quais merece destaque a do padroeiro do município, Santo Antônio, salvação das moças casadoiras da região.

SITUAÇÃO: Microrregião de Batalha. Limites com Cacimbinhas, Dois Riachos, Olivença, Olho D` Água das Flores, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia, Arapiraca e Igaci. Situa-se a 200 metros acima do nível do mar. Coordenadas Geográficas - 9º 31’57" de latitude sul e 36º 58’28" de longitude W. Gr.

CLIMA: Quente e seco. Máxima de 38º e mínima de 18º.

ÁREA: 453,93 Km².

Fonte: IBGE