Norte Região de Castanhal

Tudo sobre Magalhães Barata

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
8.115
PIB Total
R$ 98,43 Mi
Per Capita
R$ 12.129,64
Área (km²)
323,700
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Neste mês, o clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, permitindo melhores condições para explorar a natureza e as atrações locais.

🛡️

Segurança

A cidade possui baixo índice de criminalidade, garantindo uma experiência tranquila para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Magalhães Barata é uma encantadora cidade situada no coração da Amazônia, no estado do Pará. Com uma população de apenas 8.115 habitantes, o município é um refúgio tranquilo e repleto de história, ideal para aqueles que buscam uma imersão na cultura local e nos recursos naturais abundantes da região.

Principais Atrações

Praça da Igreja de Magalhães Barata

Um espaço verde agradável, ideal para caminhadas e encontros, com uma bela igreja ao fundo, representando a história da cidade.

Rio Cuinarana

Um encantador rio que atravessa o município, perfeito para práticas de ecoturismo como pesca e passeios de barco.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Magalhães Barata?

A forma mais comum é via terrestre, a partir de Belém, que fica a aproximadamente 120 km de distância, seguido por transporte público ou particular.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Magalhães Barata conta com algumas pousadas e residências que aceitam visitantes, oferecendo um ambiente acolhedor e familiar.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Magalhães Barata?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Magalhães Barata

Pará - PA

Histórico

As terras do atual Município de Magalhães Barata, situado na zona fisiográfica do Salgado, pertenceram em tempos passados, ao Município de Marapanim. Quanto aos seus fundamentos históricos, são desconhecidos. Sabe-se porém, que em 1936, já figurava como distrito judiciário daquele município, com o nome de Cuinarana.

Entretanto, essa situação perdurou até 1938, quando, perdendo o predicado anterior, passou a integrar a zona do distrito-sede de Marapanim, donde foi restaurado no mesmo ano.

Em 1961, Cuinarana foi elevada à categoria de município com a denominação de Magalhães Barata, em homenagem ao lider político paraense, do período republicano, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata.

Gentílico: magalhães-baratense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Marapanim, o distrito de Cuinarana.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, o distrito de Cuinarana é extinto, sendo seu território anexado ao distrito de sede de Marapanim.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, é recriado o distrito de Cuinarana e anexado ao município de Marapanim.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Cuinarana permanece no município de Marapamim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Magalhães Barata, pela eli estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Marapanim e Maracanã. Sede no atual distrito de Magalhães Barata. Ex-Cuinarana. Constituído 2 distritos: Magalhães Barata e Cafezal. Criado pela mesmal lei do município. Instalado em 27-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Magalhães Barata e Cafezal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Cuinarana para Magalhães Barata, alterado pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961.

Fonte: IBGE