Norte Região de Paragominas

Tudo sobre Mãe do Rio

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
34.353
PIB Total
R$ 340,31 Mi
Per Capita
R$ 9.906,30
Área (km²)
469,500
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

O clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, permitindo que os visitantes explorem as belezas naturais sem grandes impedimentos.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, mas como em qualquer destino turístico, recomenda-se cuidado com objetos de valor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mãe do Rio é uma encantadora cidade localizada no estado do Pará, na região amazônica do Brasil. Fundada na década de 1960, a cidade é rica em história e cercada por belezas naturais que atraem turistas e pesquisadores interessados na flora e fauna da Amazônia.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um local agradável para passeios, com árvores frondosas e espaço para eventos culturais.

Cachoeira do Sāo Miguel

Uma linda cachoeira ideal para banho e lazer em meio à natureza exuberante.

Rio Mãe do Rio

O principal atrativo natural da cidade, onde é possível praticar atividades aquáticas e pescar.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turísca em Mãe do Rio?

A principal atração é o Rio Mãe do Rio, onde os visitantes podem desfrutar de atividades aquáticas e apreciar a natureza.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Mãe do Rio oferece algumas pousadas e hospedagens que atendem turistas em busca de conforto e um bom atendimento.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mãe do Rio?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Mãe do Rio

Pará - PA

Histórico

O processo de colonização do território que atualmente compõe o Município de Mãe do Rio começou no final da década de 1950, estando, indiretamente, ligado a construção da Rodovia Belém-Brasília.

O nome mais importante dos primórdios da localidade é do Sr. Bruno Antônio Chaves, que chegou na área onde está assentada a sede municipal em fins de 1959, trazendo consigo um grupo de doze pessoas. Vieram de Irituia e fizeram o trajeto a pé, seguindo a demarcação da futura Belém-Brasília, em meio à mata semi-derrubada.

A efetivação da Belém-Brasília trouxe mais gente à localidade que começou a crescer. O plano deu certo e muitas famílias se estabeleceram no lugar que recebeu o nome de Mãe do Rio, graças ao curso d’água que corta a sede da localidade. O primeiro comércio do lugar foi uma quitanda, do Sr. Rosa. A primeira rua foi a Jurupeba, que definiu efetivamente a povoação de Mãe do Rio, em 1962.

O processo de emancipação iniciou-se na gestão de José Leônidas Oliveira, então prefeito de Irituia. O município de Mãe do Rio foi criado pela Lei Estadual nº 5.456, de 11 de maio de 1988, com área desmembrada de Irituia. A instalação ocorreu em 01 de janeiro de 1989, sendo o primeiro prefeito o Sr. Silas Freitas de Souza.

O nome da cidade é referência ao curso d’água que, por sua vez, nos remete a duas definições: 1) igarapé que recebe águas dos afluentes ou de outros igarapés menores; 2) uma lenda amazônica, a Boiúna (do tupi mboy’una: cobra preta) mito hídrico de origem ameríndia, simbolizado por enorme e voraz serpente escura, capaz de tomar a forma de qualquer embarcação e, mais raramente, de uma mulher, mãe-d’água.

Gentílico: mãe-riense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Mãe do Rio, pela lei estadual nº 5456 de 11-05-1988, Teve seus limites alterados pela lei estadual nº 5467 de 05-08-1988, desmembrado de Irituia. Sede do distrito de Mãe do Rio ex-povoado. Constituído de distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datado de 1-VI-1995, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datado de 2005.

Fonte: IBGE