Sul Região de Ivaiporã

Tudo sobre Lunardelli

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
4.872
PIB Total
R$ 142,22 Mi
Per Capita
R$ 29.191,91
Área (km²)
199,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e agradável, ideal para caminhadas e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, ideal para famílias e viajantes solos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Lunardelli, localizado no coração do Paraná, é um destino encantador que combina história, natureza e cultura. Com uma população de aproximadamente 4.872 habitantes, essa pequena cidade da Mata Atlântica é perfeita para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. O município, que surgiu a partir de desbravadores que enfrentaram a mata virgem, oferece um rico patrimônio histórico que merece ser explorado.

Principais Atrações

Igreja Matriz São João Batista

Uma bela construção que retrata a história religiosa da cidade, com arquitetura marcante.

Cascata da Fazenda Gema

Uma deslumbrante cachoeira localizada na Fazenda Gema, perfeita para um dia de lazer em meio à natureza.

Praça Central

Um espaço recreativo para família e amigos, com áreas verdes e bancos para descanso.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades posso fazer em Lunardelli?

Você pode explorar trilhas na mata, visitar os pontos turísticos e aproveitar a culinária local.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, a cidade possui pousadas e pequenos hotéis que atendem às necessidades dos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Lunardelli?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Lunardelli

Paraná - PR

Histórico

Todo município tem uma história, que pode começar numa pousada, em uma fazenda etc. com o passar dos anos, nesses lugares, novas atividades vão se desenvolvendo, pessoas vão chegando, outras nascendo, população aumentando, casas, prédios, escolas e hospital vão sendo construído e chega o desenvolvimento e estas povoações tornam-se município. E foi isto que aconteceu com Lunardelli. A região do vale do Ivaí, na qual hoje esta situado o município de Lunardelli era sertão bruto até 1943, quando passou a receber alguns desbravadores ″picadeiros″ que penetraram na mata virgem enfretando toda espécie de obstáculos. A área de terra era formada pelas glebas de Lunardelli, Suíça e Ubá. Pertencente ao grande colonizador paranaense de origem italiana, o saudoso Geremias Lunardelli.

Em 1952 foi iniciada a formação da fazenda Gema, na gleba Lunardelli de propriedade de Geremias. Com o falecimento deste, passou a pertencer a Antônio Lunardelli, Melaníades Lunardelli e outros. Ainda em 1952, foi iniciada a formação de fazenda Suíça, de propriedade de Max Wirth, a qual passou posteriormente a denominar-se Fazenda Mundo Novo.

Com a abertura destas fazendas deu-se a chegada de agricultores oriundos dos mais diversos pontos do estado e do país. Esses heróicos desbravadores enfrentaram o sertão de suas agruras, formando pequenas plantações e criação de suínos.

Nessa época o ponto de comércio mais próximo era o povoado de Guaretá.

Destacamos os Senhores: Armando Moment, Jerônimo Brosso, Dr. Lauro Cordeiro, Odilon Carvalho, Antônio Catabriga, Oales Branco Ribeiro, Antônio Pereira (Cabeceira), João Morais dos Santos, (Janguinho), Juarez Cleve, José Charallo, Sebastão Figueiredo, João Ferreira(Balanga) e Arlindo e outros.

Em 1962 foi iniciado o trabalho de abertura de ruas e avenidas, vendas de lotes urbano.

O traçado da cidade foi efetuado pelos agimensores; José Ramos e Oscar Taclas. Em 1963. A imagem de Santa Rita de Cássia foi criada no dia 22 de maio de 1969, esse dia ficou na história como o ″Dia da Padroeira″.

Lunardelli apresentava os aspectos de uma cidade em franco desenvolvimento. Nesse ano foi iniciado um movimento visando a sua elevação a município.

Esse movimento contou com a participação ativa da comunidade e em 1979, foi realizado o ″plebiscito″ pró-elevação de Lunardelli a distrito de São João do Ivaí, a município, o qual foi cercada de êxito. Através da proposta apresentada pelo deputado estadual Gilberto Resende de Carvalho, e Lunardelli foi elevado a município no dia 19 de dezembro de 1979.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Guarita, pela lei estadual nº 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Guarita, figura no município de Pitanga.

Pela lei estadual n.º 2398, de 06-07-1955 o distrito de Guarita foi transferido do município de Pitanga para o de Manoel Ribas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Guarita, figura no município

de Manoel Ribas.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, o distrito de Guarita, foi transferido do município de Manoel Ribas, para constituir o novo município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Guarita, figura no município de Ivaiporã.

Pela lei estadual nº 4859, de 28-04-1964, o distrito de Guaritafoi transferido do município de Ivaiporã, para constituir o novo município de São João do Ivaí.

Pela lei estadual nº 5535, de 20-02-1967, o distrito de Guarita tomou a denominação de Lunardelli.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Lunardelli (ex-Guarita), figura no município de São João do Ivaí.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lunardelli, pela lei estadual nº 7502, de 19-12-1980, desmembrado do município de São João do Ivaí. Sede no antigo distrito de Lunardelli. Constituído do distrito sede Instalado em 01-02-1982.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Guarita para Lunardelli, alterado pela lei estadual nº 5535, de 20-02-1967.

Transferências distritais

Pela lei estadual n.º 2398, de 06-07-1955, transfere o distrito de Guarita do município de Pitanga, para o de Manoel Ribas.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, transfere o distrito de Guarita do município de Manoel Ribas, para o de Ivaiporã.

Pela lei estadual nº 4859, de 28-04-1964, transfere o distrito de Guarita do município de Ivaiporã, para o de São João do Ivaí.

Fonte: