Sudeste Região de Cataguases

Tudo sobre Leopoldina

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
51.145
PIB Total
R$ 1,11 Bi
Per Capita
R$ 21.762,19
Área (km²)
943,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Nesse mês, as temperaturas são amenas e ocorrem festividades locais, proporcionando uma imersão na cultura da cidade.

🛡️

Segurança

Leopoldina é considerada uma cidade segura, com baixo índice de criminalidade, tornando-a um destino tranquilo para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Leopoldina, em Minas Gerais, é uma cidade rica em história e natureza, situada no coração da Mata Atlântica. Com uma população de 51.145 habitantes, Leopoldina encanta seus visitantes com belezas naturais e um acervo cultural que remonta ao período imperial brasileiro.

Principais Atrações

Igreja de São Sebastião

Uma das principais igrejas da cidade, com arquitetura imponente e rica em história, ideal para quem aprecia a cultura religiosa.

Museu da Cidade

Espaço que preserva a história de Leopoldina e da região, com exposições permanentes sobre a colonização e a cultura local.

Cascata do Salto

Uma bela cachoeira localizada nas proximidades da cidade, ideal para um dia de contato com a natureza e atividades ao ar livre.

Parque Natural Municipal de Leopoldina

Um espaço verde com trilhas e áreas de lazer, perfeito para caminhadas e passeios em família.

Dúvidas Comuns

? Quais são os melhores pratos típicos de Leopoldina?

Os visitantes não podem deixar de experimentar o famoso tutu à mineira e a carne de sol com acompanhamentos tradicionais.

? Qual é a principal festa local?

A Festa de São Sebastião, que acontece em janeiro, é uma das principais celebrações, atraindo muitos visitantes e devotos.

? Como chegar em Leopoldina?

Leopoldina está localizada a cerca de 200 km de Belo Horizonte, com acesso via rodovias. Também há opções de ônibus para o município.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Leopoldina
Endereço: Rua José Peres, 500 - Centro
Telefone:(0xx32)3694-4266

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Leopoldina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS Monografia - n.° 481 - 2.ª edição Ano: 1970

Histórico

A região foi primitivamente habitada pelos índios Puris. cujos aldeamentos se localizavam nas serranias dos Monos. O desbravamento do território teve início quando os primeiros brancos, em busca de terras férteis, acamparam às margens do córrego do Feijão Cru (origem dessa denominação: os exploradores que haviam improvisado uma cozinha se afastaram um pouco do rancho e, no regresso, encontraram o fogo apagado e o feijão ainda cru).

Em 1831, os fazendeiros Francisco Pinheiro de Lacerda e seu sogro Joaquim Ferreira de Brito, em cujas terras se achava o pouso de "Feijão Cru", fizeram doações para a construção de uma capela. Em torno desta se erigiu o povoado, que passou à categoria de Vila em 27 de abril de 1854, ao ser criado o Município, com o nome de Leopoldina, em homenagem à segunda filha de D. Pedro II.

O Imperador, por ocasião de sua demorada visita à Província de Minas Gerais, encerrou sua jornada em Leopoldina, a 30 de abril de 1881.

Formação Administrativa e Judiciária

O município e o distrito, com sede na povoação de São Sebastião do Feijão Cru e a denominação de Leopoldina, foram criados pela Lei provincial nº 666, de 27 de abril de 1854, aquele com território desmembrado do Município de Mar de Espanha.

Data de 20 de janeiro de 1855 a instalação do Município. Sua sede recebeu foros de cidade pela Lei provincial n° 1.116, de 16 de outubro de 1861.

A Lei estadual n° 2, de 14 de setembro de 1891, confirmou a criação do distrito-sede.

No quadro da Divisão Administrativa de 1911, o Município figura com 10 distritos - Leopoldina, Rio Pardo (depois Argirita), Piedade de Leopoldina, Tebas, Campo Limpo, Conceição da Boa Vista, Providência, Recreio, Santa Isabel e São Joaquim. Esta situação foi mantida até 1938, quando perdeu os distritos de Conceição da Boa Vista, São Joaquim e Recreio (Lei estadual de 17 de dezembro).

Pela Lei estadual n° 2.764, de 30 de dezembro de 1962, o Distrito de Argirita foi emancipado.

Atualmente, o Município é constituído de seis distritos: Leopoldina (sede), Abaíba (ex-Santa Isabel), Piacatuba (ex-Piedade de Leopoldina), Providência, Ribeiro Junqueira (ex-Campo Limpo) e Tebas.

Deve-se a criação da Comarca à Lei provincial n° 1.867, de 15 de julho de 1872.

Fonte: IBGE