Norte Região de Oriximiná

Tudo sobre Juruti

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
50.881
PIB Total
R$ 1,45 Bi
Per Capita
R$ 28.532,38
Área (km²)
8.305,100
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, as chuvas diminuem, permitindo uma melhor exploração das belezas naturais e das atividades culturais locais.

🛡️

Segurança

Juruti é considerada uma cidade tranquila, mas como em qualquer destino turístico, é aconselhável tomar precauções comuns.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Juruti, no estado do Pará, é um município encantador localizado na zona fisiográfica do Baixo Amazonas. Com uma população de aproximadamente 50.881 habitantes, Juruti possui um rico histórico cultural que remonta à sua fundação como uma aldeia indígena Mundurucu em 1818. O município é um destino ideal para quem busca explorar a Amazônia e suas belezas naturais.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde

Uma construção histórica que remete ao período colonial, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

Praia do Juruti Mirim

Uma linda praia fluvial, ideal para relaxar e aproveitar a natureza, principalmente durante a seca.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juruti

Um espaço que promove a conservação da biodiversidade local e oferece atividades de ecoturismo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a forma mais comum de transporte para chegar a Juruti?

A forma mais comum é via aérea, com voos regulares para o aeroporto local, ou por barco, navegando pelo rio Amazonas.

? Quais as atividades culturais que posso encontrar em Juruti?

Juruti possui várias festividades locais, incluindo festivais de dança e celebrações religiosas, que proporcionam um rico intercâmbio cultural.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Juruti?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Juruti

Pará - PA

Histórico

O atual município de Juruti localiza-se na zona fisiográfica do Baixo Amazonas. Segundo o historiador Domingos Álvares Ferreira Pena, fora primitivamente, uma aldeia dos índios Mundurucus fundada em 1818 e sujeita à direção de um missionário com poderes paroquias.

Quando foi realizada a divisão da Província em termos e comarcas, por volta de 1832 e 1833, a localidade adquiriu categoria de Freguesia, ficando integrada ao termo de Faro. Nessa época, estabeleceu-se também, o limite ocidental da então criada Freguesia de Nossa Senhora da Saúde de Juruti, na serra de Parintins, com os estados do Pará e Amazonas.

Em 1879, Juruti passou a ser ponto de escala da navegação a vapor, subvencionada pela Província do Pará. Na ocasião já contava com escolas primárias para os sexos masculino e feminino. Três anos depois, ficou determinada a continuação da Igreja Matriz, que em virtude de disposição legal datada de 1885, teve de ser construída de pedra de cantaria, pedra rija, lavrada.

A influência de moradores e o desenvolvimento das indústrias agrícola e pastoril fizeram com que, em 1883, a freguesia fosse elevada a município, instalado em 1885. Entretanto, em 1900, veio a ser extinto, ficando o seu território anexado aos municípios de Faro e Óbidos. Treze anos depois, readquiriu sua categoria, vindo a reinstalar-se em 1914, ficou, também, sob à administração direta do Estado do Pará, em 1930, quando sofreu nova suspensão.

A emancipação político-administrativa do município de Juruti ocorreu, definitivamente, em 1938.

O topônimo de origem tupi, significa: o colo firme, o pescoço teso, em alusão ao aspecto da pomba deste nome no ato de cantar.

Gentílico: jurutiense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Juruti.

Elevado à categoria de município com a denominação de Juruti, pela lei provincial do Pará, em 09-04-1883. Instalado em 09-03-1885.

Pela lei nº 729, de 03-04-1900, é extinto o município de Juruti, sendo seu territórioanexado ao município de Faro e Óbidos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, Juruti figura como distrito deFaro e Óbidos.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Juruti, pela lei estadual nº 1295, de 08-03-1913.

No quadro de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, é extinto novamente o município de Juruti, ficando seu território sob administração direta de estado. Estas disposições foram confirmadas pelo decreto estadual nº 78, de 27-12-1930.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Juruti figura sob a denominação direta do estado do Pará.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Juruti, pela lei estadual nº 8, de 31-10-1935, desmembrado do estado do Pará.

Em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Juruti e Lago Grande de Vila Francesa.

Pelos decretos-lei estaduais nº 2972, de 31-03-1938 e de nº 3131, de 31-10-1938, é extinto o distrito de Lago Grande de Vila Franca, sendo seu território anexado ao distrito de Juruti.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE