Sudeste Região de Patos de Minas

Tudo sobre João Pinheiro

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
46.801
PIB Total
R$ 2,16 Bi
Per Capita
R$ 46.071,05
Área (km²)
10.727,500
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Maio

Durante este mês, as temperaturas são agradáveis e há menos chuvas, ideal para explorar as paisagens naturais e realizar passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

João Pinheiro é considerada uma cidade segura para turistas, com um ambiente tranquilo e acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

João Pinheiro, localizada no coração do Cerrado mineiro, é uma cidade rica em história e belezas naturais. Fundada em 1818, a cidade oferece um passeio pela cultura e tradições de Minas Gerais. Conhecida por seu passado ligado à exploração de diamantes, João Pinheiro é um destino ideal para quem busca conhecer mais sobre a história do Brasil e aproveitar o contato com a natureza.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um local central onde se pode apreciar a arquitetura histórica e a atmosfera local, ideal para passeios e eventos culturais.

Cascata do Santo Antônio

Uma bela cachoeira localizada nas proximidades, perfeita para um dia de lazer em meio à natureza.

Igreja Matriz de São Sebastião

Construída no século XIX, é um importante patrimônio histórico da cidade e um ponto de visita obrigatória.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em João Pinheiro?

A cidade oferece diversas opções, desde pousadas e hotéis até acomodações mais simples, adequadas a diferentes orçamentos.

? É fácil encontrar lugares para comer?

Sim, há várias opções de restaurantes e lanchonetes que servem a deliciosa culinária mineira, além de alguns locais que oferecem comida caseira.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em João Pinheiro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

João Pinheiro

Minas Gerais - MG

Histórico

Santana dos Alegres foi a denominação do primitivo povoado pertencente ao bispado de Pernambuco - que deu origem ao município.

Segundo a tradição oral, um boi curraleiro muito bravo que vivia nas adjacências do local, freqüentemente, ao anoitecer, ia para o arraial e lá permanecia durante toda a madrugada a mugir. O hábito daquele animal, chamado Alegre, intrigava a todos. Conta-se que esta foi a razão do nome do povoado, formado por volta de 1818 por pequenos fazendeiros e garimpeiros, que ali se fixaram atraídos pelas fartas pastagens e lavras de diamantes.

Em 1873, a vila de Santana dos Alegres foi elevada a município. Até 1902, o garimpo foi bastante explorado às margens do rio Santo Antônio e no leito de outros cursos d′água.

A Vila de Santana dos Alegres, em 1911, recebeu seu nome atual, numa homenagem ao ex-presidente do Estado. Em 1925 foram-lhe concedidos foros de cidade e sede de município

Formação Administrativa

Distrito criado com denominação de Santana dos Alegres, pela Lei Provincial nº 1993, de 13-11-1873, subordinado ao município de Paracatu.

Elevado à categoria de vila com a denominação de João Pinheiro, pela Lei Estadual nº 556, de 30-08-1911, desmembrado de Paracatu.

Sede na antiga vila de Santana dos Alegres. Constituído de 6 distritos: João Pinheiro, Água Limpa, Benfica, Canabrava, Catinga e Veredas, os dois primeiros criados pela mesma lei de criação do município os outros quatros desmembrados de Paracatu. Instalado em 25-09-1911.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 6 distritos: João Pinheiro, Água Limpa, Benfica, Canabrava, Catinga e Veredas.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Elevado à condição de cidade com a denominação de João Pinheiro, pela Lei Estadual nº 893, de 10-09-1925.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 6 distritos: João Pinheiro, Água Limpa, Benfica, Canabrava, Catinga e Veredas.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: João Pinheiro, Canabrava, Catinga e Veredas. Não figurando os distritos de Água Limpa e Benfica.

Pelo Decreto Lei Estadual nº 1058, 31-12-1943, o distrito de Catinga passou ser grafado Caatinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de João Pinheiro, Caatinga (ex-Catinga), Canabrava e Veredas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, é criado o distrito de Olhos d`Água do Oeste e anexado ao município de João Pinheiro.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 5 distritos: João Pinheiro, Caatinga, Canabrava, Olhos d`Água do Oeste e Veredas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual nº 8285, de 08-10-1982, foram criados os distritos de Luizlândia do Oeste e Santa Luzia da Serra ex-povoados e anexados ao município de João Pinheiro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 7 distritos: João Pinheiro, Caatinga, Canabrava, Luizlândia, Olhos d`Água do Oeste, Santa Luzia da Serra e Veredas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Santana dos Alegres para João Pinheiro, alterado pela Lei Estadual nº 556, de 30-08-1911.

Fonte: www.citybrazil.com.br