Sudeste Região de Aimorés - Resplendor

Tudo sobre Itueta

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
6.055
PIB Total
R$ 122,21 Mi
Per Capita
R$ 20.182,82
Área (km²)
452,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

As temperaturas são amenas e a vegetação está exuberante, proporcionando um cenário perfeito para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é bastante tranquila, com baixo índice de criminalidade, sendo um local seguro para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Itueta, uma encantadora cidade no estado de Minas Gerais, repleta de história e belezas naturais! Com uma população de aproximadamente 6.055 habitantes, Itueta se destaca pelo seu rico patrimônio cultural, influenciado por colonos de origem alemã e italiana que ajudaram a moldar a cidade após a Primeira Guerra Mundial. Situada no coração da Mata Atlântica, a cidade oferece um ambiente biodiverso e convidativo para os amantes da natureza e da história.

Principais Atrações

Rio Doce

Rio que corta a cidade, ideal para passeios de barco e pesca.

Igreja Matriz de São Sebastião

Uma bela igreja histórica que é um marco da cidade, com arquitetura tradicional.

Cachoeira do Quatis

Uma maravilhosa cachoeira localizada nas proximidades, perfeita para um dia de lazer em meio à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Itueta?

Você pode chegar a Itueta de carro, seguindo as principais rodovias que ligam as cidades próximas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Itueta oferece algumas pousadas e acomodações aconchegantes para os visitantes.

? Quais atividades outdoor posso fazer em Itueta?

Você pode praticar trilhas, passeios de barco no Rio Doce e visitar cachoeiras na região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itueta?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Itueta

Minas Gerais - MG

Histórico

Entre os antigos moradores da região podem ser citados: Coronel Leopoldo de Melo Carneiro, Antenor de Souza, Francisco Siqueira, Olegário Siqueira, Manoel Leitão, Domervil Souza Bastos, Henrique e Guilherme Neitzel, Capitão Manoel Teodoro Corrêa, Eduardo José Coutinho, Alberto Ohnisorg, Hidelbrando Gualberto, Eduardo Ferreira Dias, entre outros.

Após a guerra mundial de 1914, o Governo Estadual promoveu a instalação da colônia de Bueno Brandão na margem esquerda do Rio Doce no território do atual município de Ituêta, onde se fixaram vários colonos de origem alemã. Na margem direita do Rio Doce, nas cabeceiras do córrego Quatis, formou-se uma colônia de origem italiana, que assim como os alemães, muito contribuiram para o desenvolvimento das atividades agrícolas de Ituêta.

O progresso do município, porém, somente adquiriu rápido e vigoroso impulso em 1925, quando o Coronel Osório Barbosa de Castro e Silva, membro de tradicional família de Palma (MG), transferiu-se para a região onde comprou uma grande propriedade agrícola denominada "Fazenda da Barra dos Quatis". Neste mesmo ano, Coronel Osório conseguiu a ida para o local de vários colonos, carpinteiros e pedreiros vindos de Palma (MG), e com o auxílio dos mesmos construiu uma casa enorme, quase na foz do Córrego Quatizinho, afluente da margem direita do Rio Doce, que ficou sendo a sede da fazenda e para onde levou sua numerosa família.

À época do Coronel Osório, teve o município inúmeros melhoramentos, entre os quais figuram: a construção da primeira estrada de rodagem de automóveis da região, com 36 km; a construção de um desvio na ferrovia Estrada de Ferro Vitória - Minas até a sede do município, e de uma estação ferroviária localizada nas proximidades da Barra do Córrego Quatis.

Com a o advento da construção da Usina Hidrelétrica de Aimorés, no período de 2001 a 2005, e consequentemente pela formação do lago, a cidade de Ituêta, até então localizada na margem direita do Rio Doce, foi totalmente demolida e relocada para as margens da BR 259, na altura do trevo para o distrito de Quatituba e o município de Santa Rita do Ituêto, sendo o novo local escolhido pela própria comunidade e a cidade planejada.

O topônimo Ituêta é de origem indígena e significa "Muitas Cachoeiras", sendo: Itu = cachoeira, e Eta = muitas.

Gentílico: ituetense

Formação Administrativa

Foi criado o distrito de Ituêta pelo decreto-lei nº 148, de 17 de dezembro e 1938, com território desmembrado do distrito de Resplendor, município de Aimorés; e passou a integrar o município de Resplendor criado pela mesma lei.

O município de Ituêta foi criado pela lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, desmembrado do município de Resplendor. O município é formado por dois distritos: Ituêta (sede) e Quatituba.

Fonte: IBGE; Dicionário Histórico-Geográfico de Minas Gerais; Informativo Integração da Usina Hidrelétrica de Aimorés (MG)

Autor do Histórico: ORSINI LOPES VIEIRA SOBRINHO