Nordeste Região de Valença do Piauí

Tudo sobre Inhuma

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
14.958
PIB Total
R$ 163,62 Mi
Per Capita
R$ 10.938,90
Área (km²)
978,200
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

Durante a época das festas tradicionais e o clima é mais ameno.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, mas recomenda-se cuidados normais de viagem.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Inhuma é uma cidade encantadora localizada no estado do Piauí, rodeada pela beleza da Caatinga. Com uma população de aproximadamente 14.958 habitantes, a cidade tem um rico histórico que remonta ao início do século 20, marcada pela exploração da maniçoba. O nome 'Inhuma' deriva da grande quantidade de pássaros 'Inhaúma' na região, refletindo a biodiversidade local.

Principais Atrações

Praça João de Deus

Um espaço público central com áreas verdes e eventos comunitários.

Igreja Matriz de Inhuma

Uma bela igreja com arquitetura colonial, símbolo da história local.

Cascata do Sossego

Uma cachoeira situada nas proximidades, ideal para um dia de lazer e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Inhuma?

A cidade pode ser acessada de carro ou ônibus partindo de Teresina, a capital do Piauí.

? Quais são as opções de hospedagem em Inhuma?

Existem pousadas locais que oferecem conforto e preços acessíveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Inhuma?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Inhuma Piauí - PI

Histórico

O início do povoamento do município de Inhuma data do início do século 20. Sabe-se que em

1.902 alguns comerciantes, influenciados pela exploração da maniçoba, que naquele tempo oferecia boa cotação, lá chegaram, vindos de várias regiões do país, principalmente dos estados do Ceará e Pernambuco. O grande comércio era a troca de dinheiro por maniçoba e gêneros alimentícios. Este sistema de comércio perdurou na região até 1.908, quando se deu a queda do produto e o enfraquecimento monetário do grupo explorador, razão pela qual deslocaram-se para um lugar chamado Vigário criando ali um pequena feira, adotando o mesmo sistema de negócios da balança comercial, até quando resolveram mudar para a margem direita do brejo (Sossego), onde hoje fica a praça João de Deus e deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados "Inhaúma" existentes na região. As terras onde se localiza a sede do município pertenciam ao Sr. Pedro Amador José Ferreira.

Surgiram então os primeiros fundadores do povoado, que construíram as primeiras residências e estabelecimentos comerciais, entre eles destacam-se Antônio Ferreira de Araújo (alagoano), Claro Pereira dos Santos, José Pereira do Nascimento, Aureliano José Nogueira e Antônio de Deus Carvalho. No período de 1.918 a 1.924 o Padre Joaquim Lopes de Oliveira edificou uma capela sob a invocação de São José, o padroeiro da cidade. Em 1.935, o então Prefeito de Valença do Piauí, o Sr. Eustáquio Portela Nunes, construiu um mercado público e criou uma agência para arrecadação de impostos, contribuindo bastante para melhoramento do povoado. Foi criado também, uma agência postal telefônica.

O município de Inhuma foi criado pela Lei Estadual nº 985, de 17 de maio 1.954, desmembrando-se de Valença do Piauí, e instalado no dia 13 de junho do mesmo ano. que passaram a denominar-se inhumenses

Gentílico: inhumense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Inhuma, pela lei estadual nº 985, de 17-05-1954, desmembrado de Valença do Piauí. Sede no atual distrito de Inhuma exlocalidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-06-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE