Nordeste Região de Delmiro Gouveia

Tudo sobre Inhapi

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
15.167
PIB Total
R$ 174,74 Mi
Per Capita
R$ 11.521,13
Área (km²)
376,900
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Julho

O clima nesta época é mais ameno, ideal para atividades ao ar livre e festividades culturais.

🛡️

Segurança

A cidade apresenta um nível de segurança moderado, com atenção necessária em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Inhapi é uma cidade encantadora localizada no estado de Alagoas, conhecida por seu rico histórico de colonização e beleza natural do bioma da Caatinga. A cidade, que conta com uma população de aproximadamente 15.167 habitantes, oferece uma mistura única de cultura e tradição.

Principais Atrações

Centro Histórico de Inhapi

Visite o centro histórico, onde estão localizadas as primeiras construções do município, refletindo a história e a cultura local.

Feira de Inhapi

Experimente a feira local que acontece semanalmente, onde você pode encontrar produtos regionais, artesanato e comidas típicas.

Capela de São Sebastião

Uma das primeiras construções religiosas da região, a capela é um importante símbolo da história e espiritualidade da comunidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Inhapi?

A melhor época para visitar Inhapi é em julho, quando o clima é mais ameno e há festividades culturais.

? Quais atividades posso fazer na cidade?

Você pode explorar o centro histórico, visitar a feira local e conhecer a Capela de São Sebastião.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Inhapi?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Inhapi Alagoas - AL

Histórico

A colonização do município de Inhapi é relativamente recente. Começou por volta de 1902, quando foi construída a primeira residência no local. Era de propriedade da família Moreira. Logo após, outra propriedade, de Margarida Vieira, também foi implantada. Data do mesmo ano a construção da primeira capela, sendo responsável José Miguel, que pouco depois deixou a região.

Em 1917, foi realizada a primeira feira, que continuou com movimento crescente. No mesmo ano, também chegou ao lugarejo o Coronel Anjo da Guia, que construiu mais de uma casa. Em 1918, foi a vez de Vida Ferreira abrir uma loja, que ainda existe.

As notícias sobre a povoação que se formava chamaram a atenção de moradores de regiões vizinhas e, em pouco tempo, muitos já estavam residindo no lugar. Foram as famílias de José Ferreira Villar, Pedro Horário, Nezinho Pereira e João Martins da Silva. Mais tarde veio Zeca Biê e Teodorico Alves Bezerra.

A emancipação política de Inhapi se deu através da Lei 2.460, de 22 de agosto de 1962, acontecendo a instalação oficial no mesmo ano. O território foi desmembrado de Mata Grande. A hospitalidade e animação da população de Inhapi está presente em todas as festividades, que atraem grande parte de visitantes das regiões vizinhas. Carente em atrativos naturais, destacam-se pelos eventos: Festa de Reis (6 de janeiro), o Micapi - carnaval fora de época (maio) e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Rosário (outubro).

Gentílico: inhapiense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Inhapi, pela lei estadual nº 2460, de 22-08-1962, desmembrado de Mata Grande. Sede no atual distrito de Inhapi. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-11-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE