Sudeste Região de São João Nepomuceno - Bicas

Tudo sobre Guarará

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
3.149
PIB Total
R$ 57,64 Mi
Per Capita
R$ 18.302,95
Área (km²)
88,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

clima ameno e florescimento da Mata Atlântica nas proximidades

🛡️

Segurança

A cidade é geralmente segura, ideal para passeios em família.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Guarará é uma charmosa cidade localizada em Minas Gerais, cercada pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. Com uma população de cerca de 3.149 habitantes, a cidade conta com uma história envolvente que remonta ao século 19, marcada por doações de terras e o desenvolvimento da pecuária e cafeicultura. Explore suas belezas naturais e conheça um pouco mais sobre a tradição indígina que permeia a região.

Principais Atrações

Igreja de São Sebastião

Uma bela igreja que representa a história religiosa da cidade.

Caminho das Águas

Trilha que leva a diversas fontes naturais da região, ideal para ecoturismo.

Museu Histórico de Guarará

Preserva a história local, contando a trajetória da cidade e seus habitantes.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Guarará?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-040, ou via trem na Estrada de Ferro Leopoldina.

? Onde posso me hospedar em Guarará?

Existem pousadas e hotéis simples na cidade, recomenda-se fazer reserva com antecedência.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Guarará?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

NOTAS HISTÓRICAS

Dos Indígenas, que apenas a tradição registra, quase ou nada se sabe. O aborígene, esqueceu-o a história, que os traz o ralato de que em 20 de julho de 1828, Domingos Ferreira Marques e sua mulher, D. Feliciana Francisca Dias, doaram 40 alqueires de terra para a criação de curato, que se denominou "Curato do Espírito Santo".

A partir da Pecuária e posteriormente da cafeicultura foi o território, aos poucos, sendo ocupado, e em princípios do Século, o café constituia a principal fonte de riqueza da Região, onde se encontravam os grandes compradores do produto. O que de fato consolidou o desenvolvimento foi a implatação dos trilhos da Estada de Ferro União Mineira(Depois Estrada de Ferro Leopoldina), que passavam pelo local denominado arraial das Taboas, hoje Município de Bicas.

Guarará, vocábulo de origem Tupi-Guarani, que significa, segundo alguns, "Tambor usado pelos gentios" , ou segundo outros, "Manhoso" ou "Investigador", não vem , como possa parecer, da influência das palavras usadas pelos prováveis silvículas que habitavam a região. Conta a tradição que, vindos da Região de Barbacena, os primenros desbravadores, porque, em sua terra de origem, havia um riacho com o nome de "Guarará", talvés por saudosismo, denominaram o local de "Espírito Santos do Guarará", em substituição à Espírito Santo do Mar de Espanha, ditado pelo sentimento de emancipação, que aquela época surgia.

Em 22 de janeiro de 1891, pelo Decreto Estadual nº 343, a Vila passou a denominar-se, simplemente, "Guarará". Pela divisão administrativa de 1911, o Município era integrado por três Distritos: Guarará, Bicas e Maripá de Minas.

A Lei Estadual nº 843, de 07/09/1923, que criou o Município de Bicas, desmembrou-o de Guarará, permanecendo a sede no Distrito de Maripá de Minas. Mais tarde, em 31/12/1962, a Lei de nº 2764 criou o Município de Maripá de Minas, desmembrndo-o de Guarará. Ficou Guarará, então, constituido de um único Distrito.

Fonte: Arquivo da Agência do IBGE de Bicas

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL