Sudeste Região de Almenara

Tudo sobre Felisburgo

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
6.489
PIB Total
R$ 75,71 Mi
Per Capita
R$ 11.666,97
Área (km²)
596,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e as paisagens estão exuberantes após as chuvas de inverno.

🛡️

Segurança

Felisburgo é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, oferecendo uma experiência segura para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Felisburgo, um encantador município mineiro com uma rica história e belezas naturais no coração da Mata Atlântica. Com uma população de 6.489 habitantes, a cidade oferece um charme peculiar e uma conexão profunda com suas raízes históricas, sendo marcada pela presença das primeiras famílias que migraram da Bahia e do Norte de Minas.

Principais Atrações

Ribeirão José Ferreira

Um lindo ribeirão que foi o berço da colonização da cidade, ideal para passeios e piqueniques.

Igreja Matriz de Felisburgo

Uma linda igreja com arquitetura colonial, que é um marco na cidade e sede de várias celebrações religiosas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Felisburgo?

Setembro é o mês ideal, quando o clima é mais agradável e as paisagens estão mais verdes.

? Felisburgo tem opções de hospedagem?

Sim, a cidade oferece diversas opções de pousadas e hotéis para todos os perfis de viajantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Felisburgo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Os primeiros habitantes do município de Felisburgo foram famílias vindas de algumas cidades do sudoeste da Bahia e do norte de Minas tendo como pioneiras as famílias de José Ferreira que se instalou às margens do ribeirão que hoje leva seu nome, e a família Albino, que foi a primeira a se instalar no local onde foi fundada a cidade. Logo depois, vieram outras que continuaram a explorar as ricas e férteis terras do município, entre as quias se destacam a Almeida Franca, a de Gero Eugênio dos Santos, a Dias Moreira, a de João Batista Lopes de Figueiredo.

Não se sabe da existência de silvícolas na região, pois nunca foi feito um estudo a respeito. Sabe-se, porém, que a ocupação do território ocorreu sem maiores transtornos para os exploradores e que os motivos que levaram estas famílias a se instalarem no local, foram: para as que vieram do Sudoeste da Bahia, uma grande seca que assolava toda a região fizeram com que saíssem à procura de melhores condições de vida; para as que vieram do norte de Minas, também buscavam melhores condições de vida, e, levados por um espírito aventureiro, chegaram a estas terras, aqui se instalando para explorá-las e cultivá-las. Vendo que, em terras jamais cultivadas, teriam um futuro melhor, ficaram definitivamente. Começaram a ser criados, então, os primeiros rebanhos de gado bovino. Criou-se o povoado.

Foi dado então o seu primeiro nome: "Rubim de José Ferreira". Nome este que teve sua origem, por estar o povoado situado às margens dos ribeirões Rubim e José Ferreira (este nome foi escolhido pelo primeiro morador da região). Mais tarde, com a chegada de João Batista Lopes de Figueiredo, homem culto e progressista e, já elevado à categoria de Distrito pertencente ao município de Joaíma, passou-se a chamar "Felisburgo", nome idealizado pelo poeta João Batista Lopes de Figueiredo, que considerava os moradores daquelas terras um povo feliz, origem latina do nome. Seu gentílico é felisburguense.

Fonte:

Autor do Histórico: ERNEI BARBOSA SILVA