História Felício dos Santos

PRIMITIVOS HABITANTES: O início do povoamento de Felício dos Santos deu-se em 1913, quando por ali passavam os tropeiros vindos de Rio Vermelho, Coluna e cidades vizinhas, em demanda de centro consumidor mais importante na região, para venderem os seus produtos e comprarem o necessário e o que lhes ofereciam os centros comerciais mais desenvolvidos.

Nesta época, utilizava-se unicamente do animal para montaria e transporte de cargas, o que fez do tropeiro uma figura de destaque e lendária, dado a sua importância no fluxo da economia naqueles tempos. Dentre eles destacam-se Herculano Pena, Cassiano Ricardo, Antoônio Bernado e Alexandre Lucas, que mais tarde foram residir naquela localidade, que era passagem da unica estrada de ligação daquela região. Estes tropeiros, para descanso próprio e da tropa, acampavam às margens do Ribeirão Santana, e certamente, observando aquelas terras virgens e de boa fertilidade, os motivaram a fixarem ali, para a sua exploração. Outras famílias vieram aumentar a população. Instala-se a Escola de D. Ana Leite Veloso (Donana), a primeira professora do lugar: surgem os comércios de Joaquim do Pinho e Antônio Felinto de Araújo: constroem a Capela do Sagrado Coração de Jesus, constituindo assim o novo Povoado, que até então pertencia ao distrito de Felisberto Caldeira (atual São Gonçalo do Rio Preto).

ORIGEM DO TOPÔNIMO: Esta comunidade no início de seu povoamento chamava-se "FÁBRICA DO PENA", em seguida tomando a denominação de "LARGO DO ARREPENDIDO" e mais tarde "GROTA GRANDE". Na divisão administrativa estabelecida pela Lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, foi elevado à categoria de distrito, recebendo o nome de Felício dos Santos, em homenagem a uma ilustre família Diamantinense, permanecendo este nome mesmo depois de sua emancipação, comemorando a sua instalação definitiva em 1º de março de 1963, dando aos seus habitantes o gentílico "FELISANTENSES" e sendo o aniversário da cidade comemorado no dia 1º de março.

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO E FATORES DETERMINANTES DO MESMO: Aqueles que ali primeiro se fixaram foram atraídos pela boa fertilidade do solo, na exploração da lavoura tradicional do milho, feijão, cana-de-açucar, arroz e mandioca, que em tempos passados foi de grande produtividade e abundância. Portanto, estes fatores foram os determinantes da ocupação, e responsáveis pelo elemento civilizado no cultivo do solo, tomando a si o encargo de rete-los e fixarem residência naquela localidade.

EMANCIPAÇÃO: O distrito foi criado em consequência da divisão administrativa estabelecida pela Lei nº 1.039, desmembrado do território do distrito de Felisberto Caldeira a que pertencia, e mais tarde elevado à categoria de município pela Lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, dando a sua instalação definitiva em 1º de março de 1.963.

Fonte: Monografia Municipal - IBGE

Autor do Histórico: MARIA DE FÁTIMA CAMARGOS GUIMARÃES



Hospedagem Felício dos Santos

Hotéis Felício dos Santos Pousadas Felício dos Santos Campings Felício dos Santos Albergues / Hostels Felício dos Santos Chalés Felício dos Santos Spas e Resorts Felício dos Santos

Demografia Felício dos Santos

Bioma: Cerrado e Mata Atlântica

Densidade: 14,38 Habitantes por Km²

Gentílico: feliz-santense

População (em 2010): 5.142 Habitantes

Unidade Territorial: 357,621 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Felício dos Santos? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Minas Gerais para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do Tempo Felício dos Santos


Descubra tudo sobre Felício dos Santos. Previsão do tempo Felício dos Santos. Localização Felício dos Santos. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores Cidades Minas Gerais

» Belo Horizonte (2375151 Hab.)
» Uberlândia (604013 Hab.)
» Contagem (603442 Hab.)
» Juiz de Fora (516247 Hab.)
» Betim (378089 Hab.)
» Montes Claros (361915 Hab.)
» Ribeirão das Neves (296317 Hab.)

» Uberaba (295988 Hab.)
» Governador Valadares (263689 Hab.)
» Ipatinga (239468 Hab.)
» Sete Lagoas (214152 Hab.)
» Divinópolis (213016 Hab.)
» Santa Luzia (202942 Hab.)
» Ibirité (158954 Hab.)

» Poços de Caldas (152435 Hab.)
» Patos de Minas (138710 Hab.)
» Teófilo Otoni (134745 Hab.)
» Pouso Alegre (130615 Hab.)
» Barbacena (126284 Hab.)
» Sabará (126269 Hab.)
» Varginha (123081 Hab.)


Pacotes de viagens em Minas Gerais

Pacotes de Viagens para Minas Gerais

Bandeira do estado de Minas Gerais

Bandeira do estado de Minas Gerais

Mapa Felício dos Santos