Sudeste Região de Carangola

Tudo sobre Faria Lemos

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
3.188
PIB Total
R$ 64,38 Mi
Per Capita
R$ 20.193,85
Área (km²)
165,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

É a época das chuvas, onde a natureza está mais verde e as temperaturas são amenas, propícias para caminhadas e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Faria Lemos é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade e ambiente seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Faria Lemos é uma encantadora cidade localizada em Minas Gerais, com uma população de 3.188 habitantes. Situada em meio à exuberante Mata Atlântica, a cidade é rica em história e belezas naturais, atraindo visitantes em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Cachoeira do Bambuí

Uma bela cachoeira que oferece um ambiente natural perfeito para relaxar e fazer piqueniques.

Praça da Igreja Matriz

Centro da cidade, ideal para um passeio cultural e para aprecisar a arquitetura local.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Faria Lemos?

A melhor forma é de carro, pela BR-116, que oferece acesso fácil e rápido.

? Faria Lemos tem boas opções de hospedagem?

Sim, a cidade oferece pousadas e pequenas hospedagens que garantem conforto e hospitalidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Faria Lemos?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

FARIA LEMOS - Minas Gerais - MG

Gentílico: FARIALEMENSE

HISTÓRICO:

No ano de 1831, José de Lannes Dantas Brandão, acompanhado de sua esposa Rosauria Maria de Jesus, vindos da povoação de Arrepiados (hoje Araponga), descendo os rios Muriaé, Carangola e São Mateus, apossaram-se das terras existentes na região, situadas até o córrego de Bambuí. Desta forma teve início a colonização do atual município de Faria Lemos. Essas terras foram transferidas, mais tarde, para um português de nome Alberto, passando a constituir a Fazenda São Mateus.

Na segunda metade do século XIX, um grupo de cidadãos decidiu fundar uma povoação dentro daquele imóvel. Ante a relutância do proprietário, os Srs. José Moreira Carneiro, Francisco José da Silva, José Bento da Silva e o Major Américo de Lacerda, intimaram o mesmo a ceder uma gleba de terras para isso. Consta por tradição oral que, no trabalho de impor a ocupação, os fundadores chegaram a construir casas até mesmo durante a noite, para criar uma povoação a curto prazo.

Em 1880 a Fazenda São Mateus pertencia a Antônio Silvério da Rocha. Em 6 de julho de 1886, a Estrada de Ferro Alto-Muriahé inaugurou sua estação ferroviária na povoação. Por Provisão Episcopal de 20 de julho de 1887, foi autorizada a edificação de uma capela, tendo por orago São Mateus.

O terreno propício para a agricultura, principalmente arroz, milho, feijão e café, foram os fatores de fixação do homem branco na região.

O nome primitivo era São Mateus em alusão ao imóvel de onde se originou a cidade. O topônimo atual é uma homenagem ao então Presidente da Província de Minas Gerais, Francisco de Faria Lemos.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Por efeito da Lei Provincial n.º 2.500 de 12/11/1878, o território do atual município de Faria Lemos foi incorporado ao recém-criado município de Carangola. O Decreto-Lei n.º 185 de 06/09/1890 criou o Distrito de Paz, com a denominação de Faria Lemos. Posteriormente voltou à denominação de São Mateus, conforme consta na divisão administrativa do Brasil de 1911. Pela Lei n.º 843 de 07/09/1923, voltou à denominação de Faria Lemos. Sua emancipação política e administrativa ocorreu pela ação de uma comissão composta pelos Srs. Jarbas Pinto de Souza Franco, João Lopes Rodrigues, João Carlos de Souza e Lindolfo Drumond, que alcançaram seus objetivos, através da Lei n.º 1.039 de 12/12/1953 cujo vigor se deu em 01/01/1954. O município é composto apenas pelo Distrito Sede.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:

A Lei n.º 1039 de 12/12/1953, que emancipou o município, subordinou-o à Comarca de Carangola.

Fonte: JOÃO LOPES RODRIGUES - Oficial do Registro Civil de Faria Lemos - 1985.

Autor do Histórico: OSCAR TONA JÚNIOR