Sul Região de Campo Mourão

Tudo sobre Engenheiro Beltrão

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
12.454
PIB Total
R$ 566,64 Mi
Per Capita
R$ 45.498,31
Área (km²)
467,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e agradável, ideal para passeios ao ar livre e atividades turísticas.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para os turistas, com um ambiente acolhedor e tranquilo.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Engenheiro Beltrão é um município encantador do Paraná, localizado à margem esquerda do Rio Ivaí. Com uma rica história de colonização e desenvolvimento, a cidade conta com a beleza da Mata Atlântica e oferece um ambiente acolhedor para os visitantes. Com uma população de 12.454 habitantes, Engenheiro Beltrão se destaca por sua tranquilidade e por ser um espaço ideal para quem busca conhecer as belezas naturais e culturais da região.

Principais Atrações

Rio Ivaí

Um belo rio que oferece oportunidades para passeios de barco, pesca e relaxamento nas margens.

Praça Central

Um espaço agradável para relaxar e apreciar a arquitetura local, rodeada de restaurantes e lojas.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde

Uma igreja histórica que é um marco da cidade, com belos vitrais e uma arquitetura impressionante.

Dúvidas Comuns

? Como chegar em Engenheiro Beltrão?

Engenheiro Beltrão está situado a 55 km de Maringá, e é acessível por rodovias que ligam às principais cidades do Paraná.

? Quais atividades posso fazer na cidade?

Os visitantes podem explorar a natureza, visitar pontos turísticos históricos e desfrutar da culinária local em restaurantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Engenheiro Beltrão?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Engenheiro Beltrão Paraná – PR

Histórico

Situado à margem esquerda do Rio Ivaí, o município de Engenheiro Beltrão está localizado na região central do Paraná, ligeiramente deslocada para o noroeste. Possui uma área de 467,257 km², localiza-se a uma latitude de 23°47’49" sul e uma longitude de 52°16’08" oeste, estando a uma altitude de 520 metros acima do nível do mar. O município está a 55 km de Maringá, 450 km de Curitiba e a 350 km de Foz do Iguaçu.

O atual Município de Engenheiro Beltrão teve seu desbravamento, colonização e surto de progresso econômico e demográfico à iniciativa da Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão Ltda.

Aquela Colonizadora, nos anos anteriores a 1950, adquiriu vasta área de Terras situada na região Leste do Município de Peabiru e Nordeste do de Campo Mourão compreendida entre os Rios Mourão e Ivaí.

Cortadas as terras pertencentes à Colonizadora, pela rodovia que liga Campo Mourão à Maringá, esta fundou, no eixo da estrada, um povoado que recebeu a denominação de Engenheiro Beltrão, topônimo que foi uma homenagem ao diretor daquela organização, Francisco Gutierrez Beltrão.

A colonização das terras foi feita com técnica apurada, proporcionando o surgimento de várias fazendas de plantação de café, entrando o Patrimônio, desde logo, no mais franco progresso.

Em 1951, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1954, a Município.

Gentílico: beltrandense ou engenheiro-beltrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, quando pertencia ao município de Campo Mourão. Em 14/12/1951 é criado o município de Peabiru, com a área desmembrada de Campo Mourão, passando o distrito de Engenheiro Beltrão à pertencer ao município de Peabiru.

Elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Peabiru. As primeiras eleições foram realizadas em 3 de Outubro daquele mesmo ano, sendo constituídos os Poderes Executivo e Legislativo municipais.

Doze prefeitos já foram empossados, até 2008, para gerir os destinos do município. O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno e na ordem cronológica assumiram ainda: Jordão Felício, João Cavalcante Menezes, Joaquim Viana Pereira Filho, Sidney Polato, Anésio José da Rosa, José Orlando Romeira, José Dalpont, Euclides Saquetti e em 2004 assumiu José Dalpont. Além de José Dalpont, João Cavalcante Menezes e Sidney Polato também cumpriram dois mandatos.

Pela lei municipal n.º 12, de 24-04-1955, é criado o distrito de Jussara e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o município é constituído de 2 distritos: Engenheiro Beltrão e Jussara.

Pela lei estadual n.º 2411, de 13-07-1955, desmembra do município de Engenheiro Beltrão o distrito de Jussara. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 4668, de 31-12-1962, é criado o distrito de Sertãozinho e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Pela lei estadual n.º 5861, de 31-10-1968, é criado o distrito de Sussuí e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Pela lei estadual n.º 5862, de 31-10-1968, é criado o distrito de Triângulo e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Engenheiro Beltrão, Sertãozinho, Sussuí e Triângulo.

Pela lei.............n.º.............., de ................, é criado o distrito de Figueira do Oeste e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Pela lei ...............n.º ............, de ............., é criado o distrito de Ivailândia e anexado ao município de Engenheiro Beltrão.

Em divisão territorial datada de 14-V-2001, o município é constituído de 6 distritos: Engenheiro Beltrão, Figueira do Oeste, Ivailândia, Sertãozinho, Sussuí e Triângulo.

Fonte: IBGE