Nordeste Região de Canto do Buriti

Tudo sobre Eliseu Martins

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
4.377
PIB Total
R$ 55,59 Mi
Per Capita
R$ 12.700,94
Área (km²)
1.090,400
IDH / Bioma
Cerrado Caatinga
📅

Quando ir

Julho

Neste mês, as temperaturas são mais amenas e ocorrem festivais tradicionais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Eliseu Martins é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Eliseu Martins, uma encantadora cidade no Piauí, com uma rica história que remonta ao século XIX. Fundada em torno da fazenda Forquilha, a cidade é marcada pela resiliência de seus primeiros moradores e o desenvolvimento que se seguiu com a criação da Feira do Bagaço em 1932. Rodeada pelo belo bioma de Cerrado e Caatinga, Eliseu Martins oferece uma combinação única de cultura, natureza e tradições.

Principais Atrações

Feira do Bagaço

Uma tradicional feira que ocorre anualmente, onde é possível encontrar produtos típicos da região, gastronomia local e cultura.

Igreja Matriz de Eliseu Martins

Construída no início do século XX, a igreja é um marco arquitetônico e cultural da cidade.

Parque do Cerrado

Um espaço natural que oferece trilhas e áreas para piqueniques, ideal para quem ama a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal festividade da cidade?

A principal festividade é a Feira do Bagaço, que celebra a cultura e as tradições locais.

? Quais são as opções de hospedagem em Eliseu Martins?

A cidade oferece algumas pousadas e hotéis que atendem aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Eliseu Martins?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Eliseu Martins Piauí - Pi

Histórico

A fazenda Forquilha implantada por volta do ano de 1880, pelo senhor Teodoro Dias, no interior do município de Jerumenha, deu origem à cidade de Eliseu Martins. Aos poucos foram chegando outros moradores que, apropriando-se das terras devolutas situadas em redor da fazenda, instalaram-se com fazendas de gado e atividades agrícolas, formando um núcleo populacional, destacando-se entre seus pimeiros moradores, além do pioneiro Teodoro Dias os pecuaristas: Agesislau Martins da Rocha, Angelo Felipe Neri, Antônio Fernandes da Silva, Areolino PereiraPraça, Ângelo Pereira da Cruz, Roberto Dias da Silva e Antônio Martins.

Somente a partir do ano de 1932, com a criação da Feira do Bagaço, que notabilizou-se em toda a região, a povoação entrou um ritmo de progresso bem mais acentuado, em que pese a grande estiagem que na época castigava todo o Estado.

A feira foi um marco importante no processo de crescimento da povoação. A partir da sua criação, muitas famílias para ali se dirigiram, formando um povoado progressista, com a denominação de Jacaré.

O povoado adquirira uma estrutura sólida, que já lhe permitia pensar na sua emancipação política. Dessarte, os principais líderes da localidade se organizaram e em conjunto fizeram a reinvindicação que foi concretizada. O povoado Jacaré foi elevado à categoria de município pela lei estadual n 1.542, de 30 de julho de 1957, tendo sido instalado no dia 20 de outubro de 1957, com o nome de Eliseu Martins, em homenagem ao ex-senador e filho da terra, Dr. Eliseu de Sousa Martins.

Gentílico: eliseu-martinino ou eliseu-martisino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Eliseu Martins, pela lei estadual n 1.542, de 30-07-1957, desmembrado de Jurumenha. Sede no atual distrito de Eliseu Martins.Costituído do distrito sede.Instalado em 20-10-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE