Sudeste Região de Ponte Nova

Tudo sobre Dom Silvério

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
5.228
PIB Total
R$ 107,93 Mi
Per Capita
R$ 20.644,99
Área (km²)
195,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Durante esse mês, o clima é ameno e sua natureza exuberante se apresenta em todo o seu esplendor, perfeito para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, com níveis de criminalidade baixos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Dom Silvério, uma charmosa cidade no coração de Minas Gerais, oferece um mergulho na rica história do Brasil colonial. Com uma população de 5.228 habitantes, ela se destaca por sua conexão com a Mata Atlântica e por seu legado cultural. Venha descobrir os vestígios do passado que moldaram esta pacata região.

Principais Atrações

Fazenda Circuito

Uma antiga fazenda que remete à época do Padre Domingos de Araújo, com ricas histórias sobre a colonização e a escravidão.

Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Capela prometida pelo Padre Domingos, um marco histórico e religioso da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística de Dom Silvério?

A principal atração é a Fazenda Circuito, que oferece um vislumbre da história colonial da região.

? Dom Silvério possui opções de hospedagem?

Sim, a cidade conta com pousadas e pequenas hospedagens que oferecem conforto e boas tarifas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Dom Silvério?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Dom Silvério

Minas Gerais - MG

Histórico

Por volta de 1.755, procedente da então Vila de Alvinópolis, transferiu-se para a região o Padre Domingos de Araújo. Veio com cerca de 400 escravos africanos para apossar-se de certa gleba no local hoje denominado "Circuito".

Assegura a tradição ter existido naqueles idos, uma tribo de índios, contra os quais o Padre Domingos de Araújo teria usado o argumento definitivo de alguns tiros de Bacamarte, submetendo-os e escravisando-os.

Com o braço escravo, organizou o Padre uma grande fazenda, á qual deu o nome de "Fazenda Circuito".

Alguns anos mais tarde, já aumentada a população do local, teria grassado uma epidemia, com febres de origem e natureza desconhecidas; o Padre reuniu então a escravatura em ofícios religiosos, suplicando a Nossa Senhora da Saúde que os socorresse, naquela emergência, finalizando as orações com a promessa, à Virgem, de lhe construirem uma capela. Dirigiu-se o Padre ao Rio de Janeiro e, de lá, truxe, nas costas de um escravo, a imagem de Nossa Senhora da Saúde, entronizando-a na capela que os demais servos haviam construído no intervalo da viagem e confiando à Santa invocada o patronato da região.

Cessada a epidemia, voltou a prosperar a Fazenda que no futuro se constituiria, com sua capela, em núcleo inicial do povoado de "Nossa Senhora da Saúde".

118 anos após a chegada do Padre Domingos de Araújo, ou seja, em 1873, o povoado era elevado à categoria de distrito. No local onde se ergueu a primeira capela, sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde, existe, a Igreja Matriz.

Em 1938 o então distrito de Saúde, teve seu topônimo modificado para Dom Silvério, em homenagem a Dom Silvério Gomes Pimenta, uma das glórias do Episcopado brasileiro e segundo Arcebispo da Arquidiocese.

Formação Administrativa

O distrito de Saúde foi criado pela Lei Provincial Nº 2.941 de 1º de dezembro de 1.873, confirmada a criação pela Lei Estadual Nº 2 de 14 de setembro de 1.891.

A Divisão Administrativa de 1.911 e os quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1.920, apresentam o "Distrito de Saúde" como componente do municipio de Alvinópolis; tal situação é confirmada ainda em 1.923, pela Lei Estadual Nº 843 de 7 de setembro.

Ainda no quadro de Divisão Administrativa publicado no Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, para o ano de 1.933, Saúde continua distrito do município de Alvinópolis, assim continuando nos quadros de 31 de dezembro de 1.936 e 1.937, bem como no anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1.938.

Por força do Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1.938, o distrito de Saúde teve seu topônimo modificado para Dom Silvério e, juntamente com o distrito de Sem-Peixe, desfalcado em parte de seu território, foi desmembrado do município de Alvinópolis para formar o novo Dom Silvério. Na divisão territorial vigorante em 1.939 a 1.943, estabelecida pelo Dec-lei nº 148, Dom Silvério abrange três distritos:O da sede, Sem-Peixe e Rio Doce, este último desanexado do município de Ponte Nova.

Em virtude do Dec-lei estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1.943, Dom Silvério adquiriu, para seu Distrito Sede parte do distrito de Major Ezequiel, do município de Alvinópolis; perdeu o distrito de Rio Doce, transferido para o município de Ponte Nova e parte do território do distrito de Sem-Peixe, para o distrito de Ilhéus do Prata(São Domingos do Prata). Assim, na divisão territorial vigente em 1.944-1.948, fixada pelo citado Dec-lei nº 1.058, Dom Silvério ficou constituido pelos distritos de Dom Silvério, sede, e Sem-Peixe.

Com a Lei Nº 12.030 de 21 de dezembro de 1995, o distrito de Sem-Peixe foi emancipado.

Gentílico: Silveriense

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: MARCELO GOMES MARTINS