Sul Região de Umuarama

Tudo sobre Cruzeiro do Oeste

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
23.831
PIB Total
R$ 859,41 Mi
Per Capita
R$ 36.062,78
Área (km²)
779,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Clima ameno e paisagens naturais exuberantes, ideais para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é bastante tranquila e segura, sendo um bom destino para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Cruzeiro do Oeste, Paraná! Uma cidade jovem e cheia de história, situada no coração da Mata Atlântica. Com uma população de 23.831 habitantes, Cruzeiro do Oeste é um destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Explore suas raízes e descubra tudo o que essa encantadora cidade tem a oferecer.

Principais Atrações

Praça da Matriz

O coração da cidade, ideal para passeios e eventos culturais. Um lugar repleto de histórias e com um belo jardim.

Parque Estadual Lago de Gomes

Um espaço natural exuberante, perfeito para quem gosta de trilhas, piqueniques e observação de fauna e flora.

Museu Histórico de Cruzeiro do Oeste

Um local que preserva a história da fundação da cidade e apresenta exposições permanentes sobre a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Cruzeiro do Oeste?

A cidade é conhecida pela agricultura, comércio e pequenas indústrias.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Cruzeiro do Oeste possui hotéis e pousadas que atendem diferentes orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cruzeiro do Oeste?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Cruzeiro do Oeste

Paraná - PR

Histórico

Os fundadores de Cruzeiro do Oeste, chegados em 1947, foram Messias Francelino de Medeiros, guarda florestal do Departamento do Oeste, José Bogo, José Paulo da Silva, Laurindo Nunes de Oliveira, Joaquim José Ferreira, Aristides Mattes, Pedro Candinho, Juvenal Calixto, Osvaldo Rodrigues do Amaral e Artur Teixeira. Fixando-se na região, dedicaram-se à agricultura, ao comércio e à indústria.

Com a criação do Município de Peabiru, em 1951, desmembrado do de Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, do novo município. Três anos depois alcançava autonomia.

A denominação atual originou-se de se ter iniciado o primeiro povoado, à beira de uma encruzilhada de estradas.

Primeiramente conhecido como Cruzeiro, para diferenciá-lo de outros povoados com o mesmo nome, passaram os fundadores a chamá-lo "Cruzeiro do Oeste", por situar-se no extremo oeste do Estado.

Gentílico: cruzeirense ou cruz-oestano

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cruzeiro do Oeste, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Peabiru. Sede no atual distrito de Cruzeiro do Oeste ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-11-1955.

Pela lei municipal n.º 12, de 24-04-1955, é criado os distritos de Iporã, Maria Helena, Porto Camargo, Tuneiras e Umuarama e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 6 distritos: Cruzeiro do Oeste, Iporã, Maria Helena, Porto Camargo, Tuneiras e Umuarama.

Pela lei estadual n.º 3638, de 11-04-1958, é criado o distrito de Alto Piriqui ex-povoado, desmembrado do distrito de Saltinho d’Oeste e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Pela lei municipal s/n, de 18-10-1955, é criado os distritos de Saltinho d’Oeste e Xambrê e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 9 distritos: Cruzeiro do Oeste, Alto Piriqui, Iporã, Maria Helena, Porto Camargo, Saltinho d’Oeste, Tuneiras, Umuarama e Xambrê.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, foram desmembrados do município de Cruzeiro do Oeste os distritos: Alto Piriqui, Iporã, Maria Helena, Tuneiras do Oeste (ex-Tuneiras), Umuarama e Xambrê, elevando-os á categoria de municípios. A mesma lei transfere do município de Cruzeiro do Oeste os distritos de Saltinho do Oeste para formar o novo município de Alto Piriqui; e também distrito de Porto Camargo para formar o novo município de Icaraíma.

Pela lei estadual n.º 4552, de 10-11-1962, é criado o distrito de Cafeeiros e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Cruzeiro do Oeste e Cafeeiros.

Pela lei.municipal n.º 25, de 10-02-1965, é criado o distrito de São Silvestre e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Cruzeiro do Oeste, Cafeeiros e São Silvestre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE