Sudeste Região de Montes Claros

Tudo sobre Coração de Jesus

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
25.377
PIB Total
R$ 272,89 Mi
Per Capita
R$ 10.753,48
Área (km²)
2.225,200
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Maio

Neste mês, as temperaturas são amenas e a probabilidade de chuvas é menor, proporcionando um clima perfeito para a exploração ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com baixo índice de criminalidade e ambiente acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Coração de Jesus, localizada no interior de Minas Gerais, é uma cidade rica em história e natureza, com uma população de aproximadamente 25.377 habitantes. O município, que se destaca pelo cultivo da borracha e pela criação de gado, oferece ao visitante uma mistura de tradição e belezas naturais típicas do bioma Cerrado.

Principais Atrações

Museu Histórico de Coração de Jesus

Um espaço que mantém viva a história da cidade, com exposições sobre a vida dos primeiros habitantes e a evolução da região.

Capela do Sagrado Coração de Jesus

Ponto central da cidade, a capela traz uma bela arquitetura e é um local de grande importância religiosa e histórica.

Parque Municipal do Cerrado

Um parque que preserva a vegetação típica da região do Cerrado, ideal para caminhadas e piqueniques em meio à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é o melhor meio de transporte para chegar a Coração de Jesus?

O mais comum é chegar de carro ou ônibus, já que a cidade é bem acessível pelas estradas estaduais.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Coração de Jesus conta com várias pousadas e hotéis que oferecem conforto e preços acessíveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Coração de Jesus?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CORAÇÃO DE JESUS MINAS GERAIS

HISTÓRICO:

Foi o intrépido e destemido bandeirante Paes Leme, o primeiro a atingir a região que forma o município, formando desde então a povoação do antigo arraial de Sagrado Coração de Jesus, poucos anos antes de 1777. Por essa época apareceu no local Antônio José da Costa, conseguindo a primeira sesmaria. Mais tarde, fizeram-lhe companhia os concunhados Magalhães e Francisco Leal, que doaram à capelinha já existente, meia légua de terras em quadra. Entretanto, devido à escassez de elementos que lhe pudessem imprimir maior desenvolvimento, sofreu a povoação alguns anos de interrupção no seu progresso.

A partir de 1832, a indústria extrativa da borracha atraiu numerosos trabalhadores conseguindo então a estrada da prosperidade ascendente. Também, a exuberância dos campos de pastagens, apropriados à criação de gado e cavalar, transformaram o atual município em um dos mais progressistas do Estado.

O topônimo originou-se de homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do lugar.

GENTÍLICO: Corjesuense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA :

Povoação de Santíssimo Coração de Jesus, tornada sede de distrito por Decreto de 14 de julho de 1832 e Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. Por Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, foi criada com sede nesta povoação e vila denominada Inconfidência, em território desmembrado do Município de Montes Claros. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Inconfidência se compõe de três distritos: Inconfidência, Conceição da Extrema e Jequitaí. Instalada a vila em 1 de junho de 1912. Por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o Município de Inconfidência compõe-se dos distritos de Inconfidência (antigo Coração de Jesus), Borda do Rio (antigo Extrema) e Jequitaí. Cidade por Lei Estadual 893, de 10 de setembro de 1925. Tomou o nome de Coração de Jesus, por Lei Estadual nº 1035, de 20 de setembro de 1928. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Coração de Jesus compõe-se de 3 distritos: Coração de Jesus, Ibiaí (antes Conceição da Extrema) e Jequitaí. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938, o Município de Coração de Jesus pertence ao têrmo judiciário de Coração de Jesus, da comarca de Montes Claros, e se divide em 3 distritos: Ibiaí e Jequitaí. No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Coração de Jesus é composto dos distritos de Coração de Jesus, Ibiaí e Jequitaí, e é termo da comarca de Montes Claros. Em virtude do Decreto-Lei Estadual 1058, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1949-1953,

o Município de Coração de Jesus ficou composto dos distritos de Coração de Jesus, Ibiaí e Jequitaí, e é termo judiciário da comarca de Montes Claros. Figura no quadro fixado pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 composto dos distritos de Coração de Jesus, Alvação, ibiaí, Lagoa dos Patos, São Geraldo, São João da Lagoa, São João do Pacuí e São Joaquim. Assim permanecendo no fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953, para 1954-58, comarca de Coração de Jesus.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

SÍNTESE ESTATÍSTICA:

Fonte: IBGE