Sudeste Região de Três Pontas - Boa Esperança

Tudo sobre Coqueiral

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
9.023
PIB Total
R$ 234,17 Mi
Per Capita
R$ 25.952,12
Área (km²)
296,200
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Neste mês, as temperaturas são amenas e a vegetação está verdinha, ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade, proporcionando tranquilidade aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Coqueiral, uma charmosa cidade em Minas Gerais com rica história e natureza exuberante. Situada entre os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, Coqueiral oferece aos visitantes um mergulho em suas tradições, história e belezas naturais.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Coqueiral

Uma linda construção que representa o início da história de Coqueiral, onde a comunidade se estabeleceu e desenvolveu ao longo dos anos.

Cachoeira do Cascalho

Um local perfeito para os amantes da natureza e de aventuras. A cachoeira oferece um cenário deslumbrante e oportunidades para banhos refrescantes.

Praça Central

Um espaço agradável para relaxar, com várias opções de cafés e locais para aproveitar a cultura local e as tradições.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Coqueiral?

A principal atividade é o turismo ecológico, aproveitando as belezas naturais do Cerrado e da Mata Atlântica.

? É fácil encontrar hospedagem na cidade?

Sim, Coqueiral conta com diversas opções de hospedagem, desde pousadas charmosas até hotéis mais estruturados.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Coqueiral?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

COQUEIRAL MINAS GERAIS

HISTÓRICO:

Por volta de 1767, procedente de Taubaté, uma bandeira chefiada por Matias da Silva Borges acampou no local onde se encontra a atual Igreja Matriz de Coqueiral. Integravam a caravana João de Castro Lobo (descendente de Fernão Dias), Manoel Correa Velho e outros, que dali partiram rumo ao "Morro do Chapéu", alcançando o ribeirão Grande, hoje ribeirão do Cascalho, até o ribeirão dos Pinheiros, sempre à busca de ouro. Sem resultado favorável, voltaram ao ponto de partida e deliberaram fixar-se no lugar, dando início à fundação do povoado que chamaram Espírito Santo dos Sertões e Sapê.

Matias da Silva Borges providenciou a vinda de parentes, amigos e escravos e a comunidade desenvolveu-se com a introdução do plantio de lavouras. Em 1.806 Matias da Silva Borges e sua esposa, Mariana Joaquina do Sacramento, doaram terrenos para ereção de uma capela, dedicada ao Divino Espírito Santo, que se tornou o Padroeiro. O povoado recebia novos moradores, voltados à atividade agrícola, aparecendo a cultura do café como fator de progresso da localidade, cujo nome teve as variações: Divino Espírito Santo do Coqueiral, Ermida do Espírito Santo dos Coqueiros e Espírito Santo dos Coqueiros.

O topônimo Coqueiral originou-se da grande quantidade de palmeiras (coqueiros) ali existentes.

GENTÍLICO: Coqueirense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA :

Distrito criado com a denominação de Espírito Santo dos Coqueiros, por Lei Provincial nº 729, de 18 de maio de 1855 e por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Campos Gerais o Distrito de Coqueiros. Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura no Município de Campos Gerais o Distrito de Espírito Santo dos Coqueiros. Por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o Distrito de Espírito Santo dos Coqueiros passou a denominar-se Coqueiral, e doi transferido do município de Campos Gerais para o Município de Dores da Boa Esperança sem uma parte do território que se incorporou ao distrito da sede daquele município. Por efeito da citada Lei 843, o Distrito de Coqueiral figura no Município de Dores da Boa Esperança - assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933 e em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, o Município de Dores da Boa Esperança passou a denominar-se Boa Esperança. Em 1939-1943, o Distrito de Coqueiral figura no Município de Boa Esperança - assim permanecendo no quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual 1058, de 31 de dezembro de 1943, para vigorar no quinquênio 1944-1948. Elevado à categoria de Município pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 que fixou o quadro territorial para 1949-1953, composto apenas de 1 distrito, Coqueiral, comarca de Boa Esperança. Figura no quadro fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 para 1954-58 composto dos distritos de Coqueiral e Frei Eustáquio, comarca de Boa Esperança.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

SÍNTESE ESTATÍSTICA:

Fonte: IBGE