Sudeste Região de Pouso Alegre

Tudo sobre Consolação

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
1.563
PIB Total
R$ 31,45 Mi
Per Capita
R$ 20.122,20
Área (km²)
86,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Neste mês, o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, permitindo melhores condições para passeios ao ar livre e apreciação das belezas naturais.

🛡️

Segurança

Consolação é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança para moradores e visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Consolação é uma cidade encantadora localizada no coração da Mata Atlântica, em Minas Gerais. Com uma população de apenas 1.563 habitantes, esse município é um convite à tranquilidade e à apreciação da natureza. Sua rica história remonta a 1813, quando começou a ser desbravado por Francisco Borges de Castro, que trouxe consigo a cultura do café e o manejo de rebanhos para a região.

Principais Atrações

Igreja de Santana

Uma bonita capela construída em 1752, com rica história e arquitetura colonial, ideal para quem aprecia cultura e história.

Cachoeira da Consolação

Uma deslumbrante cachoeira cercada pela vegetação nativa da Mata Atlântica, perfeita para um dia de lazer em meio à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Consolação?

A cidade pode ser acessada por veículo particular ou ônibus a partir das cidades vizinhas como Paraisópolis e Pouso Alto.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Consolação oferece pousadas aconchegantes que atendem a diferentes orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Consolação?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Consolação

Minas Gerais - MG

Histórico

Em 1813, Francisco Borges de Castro, natural de São Antônio de Parede, arcebispado de Braga Portugal, recebeu do governo português uma sesmaria. O local era mata fechada ainda não desbravada, correspondendo hoje ao Município de Consolação em sua totalidade, e parte dos municípios de Cachoeira de Minas, Estiva, Conceição do Ouros e Paraisópolis. A sede da Fazenda foi construída no Bairro Santo Antônio de Itaim. Começando assim o povoamento da região, desenvolveu-se a agricultura com o plantio de café e milho, entre outras culturas. Desenvolveu-se também o manejo de rebanho bovino, suíno e outros.

Foi depois de 1750 que os moradores da Fazenda do Capivari - Freguesia de Pouso Alto - requereram provisão para construir uma capela da invocação de Santana.

Dois anos mais tarde, o casal Antônio Rabelo e Maria Ribeiro Maia doaram uma sorte de terras para a edificação do templo. Dom Frei Manoel da Cruz concedeu o benefício, registrado no cartório de São João Del Rei.

Em 1824, Dom Frei José da Santíssima Trindade registrou nos códices eclesiásticos de Mariana que havia em Santana do Capivari uma capela curada. Outros registros históricos provaram que Maria Gertrudes de Jesus também fez doação do terreno da atual Matriz, que no século XIX substituiu a primitiva capela. Em 1832, as principais figuras do povoado, pleitearam elevação da capela a curato, por provisão, criando o Curato de Nossa Senhora da Consolação do Capivari.

O patrimônio foi acrescido, em 1849, com doações de terras, feitas por José Pinto de Oliveira e sua mulher, e por Flavio Antônio Simões e sua mulher. Mais tarde, outras doações de terras foram feitas para o patrimônio.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1923, a lei nº 843 de 07 de setembro, mudou a denominação do Distrito de Capivari para Tapari. Em 31 de dezembro de 1943, novamente a denominação foi mudada para Consolação. Com a criação do município, em 30 de dezembro de 1962, Consolação foi elevada à categoria de Cidade, e em 01 de março de 1963 foi emancipada.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: TEREZINHA STELA LAMBERT ROSA