Sul Região de Cornélio Procópio ¿ Bandeirantes

Tudo sobre Congonhinhas

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
8.320
PIB Total
R$ 285,64 Mi
Per Capita
R$ 34.331,25
Área (km²)
536,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Neste mês, o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, ideal para explorar a natureza e os pontos turísticos.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo, sendo considerada segura para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Congonhinhas, uma charmosa cidade do Paraná, incrustada na rica Mata Atlântica. Fundada em 1926, essa encantadora localidade oferece um mix único de história, natureza e cultura, ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora Aparecida

Uma capela histórica que data da fundação da cidade, dedicada à padroeira local.

Estação Ferroviária de Congonhinhas

Um marco histórico que remete ao desenvolvimento da cidade ao longo dos anos.

Parque Natural de Congonhinhas

Um espaço preservado da Mata Atlântica, perfeito para caminhadas e observação da fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Congonhinhas?

A cidade pode ser acessada de carro pelas rodovias estaduais que ligam municípios da região.

? Existem opções de hospedagem em Congonhinhas?

Sim, a cidade oferece pousadas e pequenas hospedagens que atendem diferentes faixas de preço.

? Quais atividades são recomendadas para fazer em Congonhinhas?

Recomendo explorar as trilhas do Parque Natural, visitar a igreja histórica e conhecer as lojas de artesanato local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Congonhinhas?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Congonhinhas-PR

Histórico

O povoamento de Congonhinhas teve início em 1926, quando José Domingues da Costa, José Carlos de Oliveira, Joaquim Luiz de Oliveira, João Canedo da Silva e a Sra. Eugenia Domingues da Costa, visando à formação de um Patrimônio, fizeram doação à Mitra Diocesana, de uma área de nove alqueires de terras no Município de São Jerônimo. Nesse mesmo ano, os fundadores da povoação mandaram construir uma capela de madeira que teve por padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Os primeiros comerciantes a se estabelecerem foram José da Costa e Jorge Fadel.

A denominação de Congonhinhas foi devido à abundância da planta conhecida por esse nome, existente na localidade. É o diminutivo da erva denominada congonha, que, segundo tradição, era muito empregada como substituta do mate, principalmente, para o chimarrão dos primitivos habitantes.

Em 1938, foi criado o Distrito Administrativo de Congonhinhas, pertencente ao Município de São Jerônimo. Em 1943, o Município de São Jerônimo teve sua denominação alterada para "Araiporanga".

Em 1945, foi transferida para o Distrito de Congonhinhas a sede do Município de Araiporanga. Em consequência, houve uma inversão de valores pois Congonhinhas que até então era Distrito de Araiporanga, elevou-se a Município e Araiporanga foi rebaixado à condição de Distrito de Congonhinhas.

Gentílico: congonhinhense

Formação Administrativa

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, figura o distrito de Congonhinhas no município de São Jerônimo.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Congonhinhas, por lei estadual n.º 1918, de 23-02-1920, desmembrado de Tomazinha. Instalado em 20-03-1945.

Distrito criado com a denominação de Congonhinhas, pelo decreto-lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938, no município de São Jerônimo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito permanece no município de São Jerônimo.

Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, retificado pelo decreto-lei n.º 311, de 26-02-1945, transfere a sede do município de São Jerônimo para o distrito de Congonhinhas passando a ter a nova denominação de Congonhinhas e o distrito de São Jerônimo passou a denominar-se Araipiranga.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município já denominado Congonhinhas é constituído de 3 distritos: Congonhinhas, Araiporanga e Curiúva (ex-Caeté).

Pela lei estadual n.º 2, de 10-10-1947, desmembra do município de Congonhinhas os distritos de Araiporanga e Curiúva. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei, é criado o distrito de Tulhas e anexado ao município de Congonhinhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Congonhinhas e Tulhas.

Pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembra do município de Congonhinhas

o distrito de Nova Fátima (ex-Tulhas). Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual n.º 49, de 21-11-1962, é criado o distrito de São Francisco de Imbaú e anexado ao município de Congonhinhas. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Congonhinhas e São Francisco de Imbaú. Pela lei estadual n.º 5161, de 21-06-1965, é criado o distrito de Santa Maria do Rio do Peixe e anexado ao município de Congonhinhas. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos:

Congonhinhas, Santa Maria do Rio do Peixe e São Francisco do Imbaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração Toponímica Municipal:

São Jerônimo para Congonhinhas alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12­1943, retificado pelo decreto-lei n.º 311, de 26-02-1945.

Fonte: IBGE