Nordeste Região de Bom Jesus

Tudo sobre Colônia do Gurguéia

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
6.150
PIB Total
R$ 70,56 Mi
Per Capita
R$ 11.473,01
Área (km²)
430,600
IDH / Bioma
Cerrado Caatinga
📅

Quando ir

junho

Nesse mês, ocorrem festas populares e as temperaturas são mais amenas, proporcionando um clima agradável para visitação.

🛡️

Segurança

Colônia do Gurguéia é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade e uma comunidade acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Colônia do Gurguéia, um município encantador no Piauí, onde a história, a cultura e as belezas naturais se encontram. Fundada em 1959, essa cidade é um exemplo de desenvolvimento e colonização, com um rico legado deixado por seus pioneiros. À sombra do Cerrado Caatinga, os visitantes podem explorar paisagens deslumbrantes e uma comunidade acolhedora.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um espaço agradável para lazer e eventos, cercado por árvores e bancos, ideal para um passeio em família.

Represa do Gurguéia

Uma linda represa que oferece atividades de lazer como pesca e passeios de boat, além de ser um ótimo lugar para picnics.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Colônia do Gurguéia?

A principal forma de acesso é por estrada, sendo as opções de ônibus e carro particular as mais utilizadas.

? A cidade possui opções de hospedagem?

Sim, existem pousadas e hotéis simples que atendem os visitantes na cidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Colônia do Gurguéia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Colônia do Gurguéia

Piauí - PI

Histórico

O município originou-se de um projeto colonizador implantado no dia 13 de maio de 1959 pelo agrônomo Agostinho Reis. Na implantação, o projeto era chamado, Núcleo Colonial do Gurguéia e só recebeu o nome de Colônia do Gurguéia em 29 de abril de 1992, quando uma lei estadual o transformava em cidade.

Os administradores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA, como Agostinho Reis, João Alfredo Gaze e Vidal Cortes, tiveram um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento daquela municipalidade. Agostinho Reis, como primeiro administrador do Núcleo Colonial, dedicou os melhores dos seus dias em busca do progresso para aquela região. Além dos administrados que sucederam Agostinho, o agrônomo florianense contou na lida por dias melhores para o núcleo, com a ajuda do Padre José de Anchieta que foi decisivo no desenvolvimento do projeto e na criação da Cidade de Colônia do Gurguéia.

Atendendo uma solicitação de Dom Avelar Brandão Vilela numa reunião dos bispos do Nordeste em Capina Grande na Paraíba, o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, através do Decreto 39.284, de 30 de maio de 1956, criou o Núcleo Colonial no Vale do Parnaíba, mas como a área escolhida para implantação do projeto não atendia os requisitos para tal, olharam para a Região Sul do Piauí, e no Vale do Gurguéia encontraram área adequadas para um projeto de tamanha envergadura.

A escolha recaiu sobre essa área em função da fertilidade dos solos aluviais às margens do Rio Gurguéia que apresentavam produtividade superior a 04 toneladas de arroz/hectare (sem adubação) e dos baixões de Lagoa Cercada, com nítida vocação para a cultura do milho. Após muitas tentativas de Dom Avelar Brandão Vilela, no dia 13 de maio de 1959, o agrônomo florianese Agostinho Reis que fora convidado e aceitou de bom grado à ser o primeiro administrador do projeto, lançou no Vale do Gurguéia, na gleba Piripiri, a pedra fundamental de instalação do projeto colonizador. Como parte da solenidade, o Padre José de Anchieta celebrou uma missa debaixo de um pé de Pau d′arco na presença de algumas autoridades e em torno de 46 ribeirinhos, moradores das cercanias.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação e colônia do Gurguéia, pela Lei Estadual n 4477, de 29-04-1992, desmembrado de Eliseu Martins.

Sede no atual distrito de Colônia do Gurguéia (ex-povoado de núcleo do Gurguéia).

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org.br