Sudeste Região de Caxambu - Baependi

Tudo sobre Caxambu

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
21.056
PIB Total
R$ 371,04 Mi
Per Capita
R$ 17.621,34
Área (km²)
100,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Neste mês, as temperaturas são amenas e a cidade recebe menos chuvas, ideal para passeios ao ar livre e atividades de ecoturismo.

🛡️

Segurança

Caxambu é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, tornando-se um lugar seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Caxambu é uma encantadora cidade localizada no coração de Minas Gerais, rodeada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de 21.056 habitantes, Caxambu é conhecida por suas famosas fontes de água mineral e sua rica história, que remonta ao período colonial. A cidade combina beleza natural, saúde e cultura, tornando-se um destino ideal para quem busca tranquilidade e bem-estar.

Principais Atrações

Parque das Águas

Um parque famoso pelas suas fontes de água mineral, ideal para caminhadas e relaxamento em meio à natureza.

Igreja de São Sebastião

Uma bela igreja do século XIX, com arquitetura imponente e um interior ricamente adornado.

Mirante do Cruzeiro

Ponto turístico que oferece uma vista panorâmica incrível da cidade e das montanhas ao redor.

Dúvidas Comuns

? Qual a principal atração de Caxambu?

A principal atração é o Parque das Águas, famoso por suas fontes de água mineral e belíssimas paisagens.

? Caxambu é um bom lugar para ecoturismo?

Sim, Caxambu é rodeada por natureza exuberante e oferece diversas trilhas e atividades ao ar livre.

? Quais são os eventos culturais na cidade?

Caxambu realiza festivais de música, exposições de artesanato e eventos gastronômicos ao longo do ano.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Caxambu

SNXB

Endereço:

Endereço: Rodovia Vital Brasil, s/n
Telefone: (0xx35)3341-1298

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Caxambu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CAXAMBU

MINAS GERAIS

HISTÓRICO

Desde as primeiras entradas que se verificaram na região, os roteiros das bandeiras assinalavam com o nome de Caxambu determinada montanha, cujo característico - um cone truncado ­constituía fácil ponto de referência. Várias são as versões da origem do topônimo. Segundo uns autores, a designação de Caxambu teria raízes africanas e adviria da junção dos vocábulos cacha (tambor) e mumbu (música). Para outros estudiosos, o nome ter-se-ia originado de caa (mato), xa (ver), umbu riacho que quer dizer mato que vê o riacho.

Admite-se que, por força da provisão firmada por D. Fernando Martins Mascarenhas, datada de 30 de setembro de 1706, Carlos Pedroso da Silveira teria obtido, com seu genro Francisco Alves Correia, uma sesmaria na região, dando início a colonização.

Entretanto, apesar da fertilidade do solo, muito tempo se passou sem que a localidade atingisse grande desenvolvimento, o que só se verificou com a descoberta das fontes de águas minerais

Embora nada se posse afirmar a respeito da autenticidade das versões correntes sobre como teriam sido descobertas as minas, de águas minerais, parece certo colocar os primórdios do Município em 1748, quando Estácio da Silva solicitou ao Bispado de Mariana licença para a construção de uma capela nos terreno, onde morava. Sobre datas, há os que admitem que as minas seriam conhecidas desde 1762 ou 1772. O que parece fora de dúvida é que, em 1814, quando começaram a espalhar-se as notícias da existência das águas. ainda não existia nenhuma casa nas proximidades das mesmas, o que só se verificou em 1844, graças aos trabalhos de Felício de Oliveira Mafra.

Em 1875, reconhecidas as virtudes curativas das águas de Caxambu, o Governo da então Província de Minas Gerais concedeu a sua exploração a particulares.

Formação Administrativa

A 16 de novembro 1844, foi criada a freguesia de Nossa Senhora dos Remédios de Caxambu e somente em 1901 é que foram criados o Município e a vila de Caxambu, com território desmembrado de Baependi. A partir de então, foi contínuo o progresso de Caxambu, graças, sobretudo, a excelência de suas águas minerais.

Segundo a divisão administrativa, vigente em 31 de julho de 1956, o Município de Caxambu é constituído de apenas um distrito, do mesmo nome.

Fonte: IBGE