Nordeste Região de Santana do Ipanema

Tudo sobre Carneiros

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
8.999
PIB Total
R$ 90,78 Mi
Per Capita
R$ 10.087,23
Área (km²)
113,100
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

dezembro

As temperaturas são amenas e as chuvas são escassas, ideal para aproveitar as praias e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Carneiros é um destino tranquilo, porém recomenda-se cuidados comuns de segurança.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Carneiros, um encantador município de Alagoas que combina a rica história da Caatinga com belezas naturais esplêndidas. A pequena localidade, com uma população de 8.999 habitantes, tem suas raízes na formação de um sítio agrícola, revelando um passado fascinante e vibrante.

Principais Atrações

Praia dos Carneiros

Uma das praias mais famosas de Alagoas, conhecida por suas águas transparentes e coqueirais, ideal para relaxar e praticar esportes aquáticos.

Igrejinha de São Benedito

Uma linda igrejinha à beira-mar, é um dos cartões postais da região e um ótimo lugar para fotos.

Dúvidas Comuns

? Qual é a distância de Maceió até Carneiros?

Carneiros está a aproximadamente 90 km de Maceió, o que leva cerca de 1h30 de carro.

? Há opções de hospedagem em Carneiros?

Sim, Carneiros oferece diversas opções de pousadas e hotéis, atendendo a diferentes faixas de preço e estilos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Carneiros?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Carneiros Alagoas - AL

Histórico

O município de Carneiros registra suas origens na história recente de Alagoas. Os primeiros registros indicam, apenas em 1923, a existência de uma única casa - integrante do Sítio Carneiros - propriedade de João Francisco, que deu esse nome ao lugar por conta de uma cacimba - de acordo com os moradores locais - que teria sido aberta por um carneiro. Daí sua primeira denominação ter sido "Cacimba do Carneiro", sendo depois reduzida apenas para Carneiros.

Virgulino Ferreira, o destemido Lampião, teve sua passagem registrada na história do município no dia 02 de dezembro de 1930. Para os moradores, porém, o fato não teve grande importância. Os primeiros comerciantes foram Adão Vieira de Melo e seu cunhado José Lino, que, junto, aos pioneiros Alfredo Rodrigues Melo e Euclides Alves Feitosa deram início ao desenvolvimento da localidade, fazendo com que agricultores de outras regiões - atraídos pela fertilidade das terras - se instalassem na região.

A primeira missa e também a primeira feira do povoado foram realizadas em 25 de dezembro de 1945, atraindo grande número de pessoas de toda a região, e transformando-se numa tradição dominical . O então povoado de Carneiros foi elevado a distrito em 1960, subordinado a Santana do Ipanema. Liderada por Alfredo Rodrigues de Melo, Agenor Rodrigues dos Anjos, Oton Gaspar de Farias, José Alves Bulhões, Ormindo Joaquim de Santana, Eronildes Soares Ribeiro, entre outros, a emancipação política ocorreu em 11 de julho de 1962.

Os festejos do município resumem-se na festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, e a da emancipação, ambas bem movimentadas.

Gentílico: carneirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Carneiros ex-povaodo, pela lei estadual nº 2054, de 20-08-1958, subordinado ao município de Santana do Ipanema.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Carneiros, figura no município de Santana do Ipanema.

Elevado á categoria de município com a denominação de Carneiros, pela lei estadual nº 2454, de 11-07-1962, desmembrado de Santana do Ipanema. Sede no atual distrito de Carneiros ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-07-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE