Nordeste Região de Iguatu

Tudo sobre Cariús

Guia completo, dados e turismo em Ceará.

População (2022)
17.015
PIB Total
R$ 180,98 Mi
Per Capita
R$ 10.636,73
Área (km²)
1.061,800
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

Clima ameno e festividades locais.

🛡️

Segurança

Cariús é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cariús é um encantador município localizado no estado do Ceará, com uma população de 17.015 habitantes. Encravado no bioma da Caatinga, Cariús possui uma rica história que remonta aos antigos aldeamentos de índios pacificados pelas missões jesuítas. Até 1920, a localidade era conhecida como Poço dos Paus, devido aos poços formados pela vegetação ao redor. O município é famoso por sua barragem no Rio Jaguaribe, sendo um destino que encanta pela cultura e belezas naturais.

Principais Atrações

Barragem do Rio Jaguaribe

Uma impressionante estrutura que armazena as águas do Rio Jaguaribe, ideal para caminhadas e passeios em meio à natureza.

Praça Central de Cariús

Um local de encontro e lazer para os moradores e visitantes, com áreas verdes e eventos culturais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Cariús?

A melhor época para visitar Cariús é em Outubro, quando o clima está ameno e acontecem diversas festividades locais.

? Como chegar a Cariús?

Cariús pode ser acessado por rodovias que ligam aos principais municípios do Ceará, com opções de transporte público disponíveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cariús?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Cariús Ceará - CE

Histórico

O território hoje compreendido no municípo de Cariús, foi desmembrado do antigo e tradicional município de Jucás, antigamente denominado São Mateus.

O povoamento desta vasta zona sertaneja, das proximidades do rio Jaguaribe, remonta aos antigos aldeamentos de índios que foram pacificados, na quadra colonial, pelas missões jesuítas que, então, percorriam o hinterland, fundando aldeias e pacificando os nativos.

A história do município data, porém de 1920, visto ter-se originado a vila primitiva do grande acampamento que foi erguido para a construção de formidável barragem destinada a conter as águas do Rio Jaguaribe.

O nome primitivo da localidade era Poço dos Paus, igualmente estendido à denominação do novo açude que seria construído. Sua gênese advém de poços que são formados na margem de vários morros com vegetação serrada.

Origem do topônimo: Palavra indígena (Tomás Pompeu Sobrinho) que significa "rio do Cari"composta de CARI (certo peixe) e Ú (água, rio). Para Paulino Nogueira é "água saída do mato", de CAA + RY + U, alusão às cabeceiras que ficam numa serra das mais cobertas de mato (Vocabulário Indígena, Rev. Inst, Ceará vol. 1º).

Gentílico: cariuense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cariús, pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, subordinado ao município de São Mateus.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Cariús, figura no município de São Mateus.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o município de São Mateus passou a denominar-se Jucás.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cariús, figura no município de Jucás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cariús, pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembrado de Jucás. Sede no antigo distrito de Cariús. Constituído de 4 distritos: Cariús, Caipu, São Bartolomeu e São Sebastião. Instalado em 25-03-1955. São Bartolomeu e São Sebastião criados para mesma lei que criou o município de Cariús.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Cariús, Caipu, São Bartolomeu e São Sebastião.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 6421, de 27-06-1963, desmembra do município de Cariús o distrito de

Caipu e é elevado à categoria de município. Pela lei estadual nº 6914, de 17-12-1963, desmembra do município de Cariús o distrito de São Sebastião e é elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Cariús e São Bartolomeu. Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, são extintos os municípios de Caipu e São Sebastião, sendo seus territórios anexados ao município de Cariús. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Cariús, Caipu, São Bartolomeu e São Sebastião. Pela lei municipal nº 028/97, de 14/11/1997, é criado o distrito de Bela Vista e anexado ao município de Cariús. Em divisão territorial datada de 14-V-2001, o município é constituído de 5 distritos: Cariús, Bela Vista, Caipu, São Bartolomeu e São Sebastião. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE