Sudeste Região de Pouso Alegre

Tudo sobre Careaçu

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
6.816
PIB Total
R$ 174,20 Mi
Per Capita
R$ 25.557,07
Área (km²)
181,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e as belezas naturais estão em plena floração, ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Careaçu é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, tornando-a segura para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Careaçu, uma encantadora cidade localizada em Minas Gerais, é um destino que combina rica história, beleza natural e a hospitalidade típica mineira. Com uma população de aproximadamente 6.816 habitantes, este município está situado à margem direita do majestoso Rio Sapucaí, em meio à deslumbrante Mata Atlântica. Desde sua fundação em 1750, atraída pela busca por ouro e abundantemente rica em terra fértil, Careaçu se destacou pela lavoura, especialmente do arroz, e pela pecuária. O nome 'Careaçu', que significa 'volta grande' em tupi-guarani, relaciona-se com a forma do rio que circunda a cidade, proporcionando um cenário único e perfeito para uma visita.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Careaçu

Um importante marco histórico da cidade, construída em 1802, que atrai visitantes pela sua arquitetura e importância cultural.

Rio Sapucaí

Um local perfeito para pesca, passeios de barco e desfrutar da natureza exuberante que cerca a região.

Caminho das Águas

Uma trilha que leva os visitantes por meio da Mata Atlântica, com vistas panorâmicas e diversas opções de flora e fauna locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Careaçu?

A cidade é acessível por carro, estando a cerca de 200 km de Belo Horizonte, com boas opções de rodovias.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Careaçu possui pousadas e pequenos hotéis que oferecem conforto e a hospitalidade mineira.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Careaçu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CAREASSU MINAS GERAIS

HISTÓRICO:

A formação do primitivo núcleo se atribui aos apreciáveis contingentes humanos que afluiam à região, atraídos pela lavra do ouro, e se fixavam às margens do Sapucaí, em terras férteis, de localização magnífica e rica fauna. Numerosas famílias estimuladas por tão auspiciosas notícias, vieram a se ocupar, em especial, da lavoura e da pecuária, isto por volta de 1750.

Em 1802 foi erguido, por João Antônio da Rocha, o primeiro templo religioso sendo dessa época, referências sobre a "Ermida de Volta Grande", em torno da qual desenvolveu o povoado.

A sede municipal está localizada à margem direita do rio Sapucaí. Suas terras são constituídas, em sua maior parte, de imensas várzeas e se prestam bastante à cultura do arroz.

A origem do nome prende-se ao fato de o Rio Sapucaí traçar perto da cidade uma grande volta. Daí, o topônimo Careaçu, que no idioma tupi-guarani significa "volta grande".

GENTÍLICO:CAREAÇUENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Distrito de Volta Grande, criado por Lei Provincial nº 2779, de 19 de setembro de 1881 e por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o Distrito de Volta Grande figura no Município de São Gonçalo do Sapucaí. Por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o Distrito de Volta Grande tomou o nome de Careassu e foi transferido do Município de São Gonçalo do Sapucaí para o Município de Santa Rita do Sapucaí, sem uma parte do território que foi transferida para o distrito da sede do Município de Silvianópolis. Por efeito da citada Lei 843, o Distrito de Careaçu figura no Município de Santa Rita do Sapucaí, assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Careaçu (Caré-Assú) figura igualmente no Município de Santa Rita do Sapucaí. No quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938 e no quadro fixado pelo Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938 para 1939-1943, o Distrito de Careaçu permanece no Município de Santa Rita do Sapucaí. Em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro do ano de 1943 que fixou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Distrito de "Careaçu", figura no mesmo Município de Santa Rita do Sapucaí.

Distrito anteriormente grafado "Careassú", pertencendo ao Município de santa Rita do Sapucaí.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, que fizou o quadro territorial para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o Distrito de Careaçu permanece no Município de Santa Rita do Sapucaí bem como no quadro fixado pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 para vigorar em 1949-1953.

Elevado à categoria de município pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 que fixou o quadro territorial para 1954-1958, composto apenas de 1 Distrito: Careaçu, comarca de Santa Rita do Sapucaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE