Sul Região de Ponta Grossa

Tudo sobre Carambeí

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
23.283
PIB Total
R$ 1,58 Bi
Per Capita
R$ 67.813,17
Área (km²)
649,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Neste mês, as temperaturas são amenas e é época de festas de colheita, proporcionando uma rica experiência cultural.

🛡️

Segurança

Carambeí é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Carambeí, localizado no estado do Paraná, é uma cidade rica em história e natureza, envolta pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 23.283 habitantes, Carambeí preserva suas raízes desde 1713, quando era uma vasta fazenda que atraía colonizadores. É um destino ideal para os amantes da natureza e da cultura, oferecendo um mergulho no passado e uma experiência atual agradável.

Principais Atrações

Memorial da Imigração

Um espaço dedicado à história dos imigrantes e colonizadores que ajudaram a formar a cidade, com exposições sobre a cultura local.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Uma bela igreja histórica, com arquitetura típica da época colonial, ideal para apreciar a arte e a história religiosa da região.

Parque de Lazer

Um espaço verde com áreas para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre, perfeito para relaxar e desfrutar da natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Carambeí?

A melhor forma é de carro, utilizando a BR-376 ou BR-153, com acesso fácil e boas estradas.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Carambeí oferece várias opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas familiares.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Carambeí?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Carambeí em 1713, era uma fazenda que começava no rio Iapó e se estendia até o rio Pitangui. Com uma casa sede, entre Ponta Grossa e Castro. Por má administração de seu proprietário, José Goes, a fazenda acabou indo a leilão, e dessa época a meados de 1854, ela foi arrendada por diversas vezes, até que foi permutada por outra fazenda, pelos descendentes de Francisca Teixeira de Azevedo, a Sinhara do Carambeí.

Foi a Brazil Railway Company que adquiriu a fazenda. Essa companhia fez planos de colonização para a área, pretendendo conseguir carga para os seus comboios, afinal, acabara de construir uma linha férrea, que cortava a fazenda.

Basicamente, era entregue ao colono um lote de terra, uma casa, uma canga de bois e três vacas leiteras, as quais poderiam ser em número maior, de acordo com a capacidade na sustentação do gado. A companhia fornecia também sementes e adubos para a primeira semeação. A própria comprava toda a produção.

Em 1905 alistadores do governo brasileiro percorriam a Europa á procura de imigrantes.

Os primeiros holandeses foram enviados para uma povoação perto de Irati. A maioria acabou retornando para a Holanda. Os que ficaram procuraram outro lugar para se instalar. Leonardo Verschoor, seu irmão e Jan Vriesman mudaran-se para o loteamento aberto pela Brazil Railway Company entre Castro e Ponta Grossa , no local Chamado Carambeí, nome que vem do Guarani, que quer dizer tartaruga no rio. Assinaram contrato em 04 de abril de 1911, data que marca o início do Vilarejo Carambehy.

Em seguida Jan Verschoorvai para Holanda trazer novos imigrantes, que chegaram a Carambeí em 11 de dezembro de 1911.

A partir de 1916, a firma De Geus & Cia fabricava seu próprio queijo. Coube a esses pioneiros uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção do Brasil em 1925, com sete sócios, produzindo manteiga e queijo formava-se a Sociedade Cooperativa Hollandesa de Laticínios.

Em 1941 a cooperativa mudou sua razão social para Cooperativa mista Batavo Ltda. E em 1 de março de 1954 surgiu a Cooperativa de Laticínios do Paraná Ltda.

Ainda nos anos 50 um colono deixou de registrar um terreno, com a intenção de vender em lotes, para a construção de casas, surgindo a Vila Nova Holanda.

Após isso surgiram novas vilas: Vila Boqueirão, Vila Vriesman, Vila A.F.C.B. e Jardim Brasília. E finalmente em 1994 o Jardim Novo Horizonte.

Fonte: Carambeí 75 anos, de Hendrik Adrianus Kooy

Autor do Histórico: ORLANDO SERGIO RIZENTAL DA LUZ