Sudeste Região de Passos

Tudo sobre Capetinga

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
6.562
PIB Total
R$ 207,28 Mi
Per Capita
R$ 31.587,93
Área (km²)
297,900
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima ameno e a época das flores tornam a paisagem ainda mais encantadora, além de haver festas locais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Capetinga é uma cidade tranquila, com um nível de segurança considerado bom para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Capetinga, localizada no interior de Minas Gerais, é uma cidade charmosa que abriga histórias ricas e um ambiente natural exuberante. Com uma população de 6.562 habitantes, a cidade é um ótimo destino para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, rodeada pelos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São José

Uma bela igreja histórica que representa a fundação da cidade e é um importante marco cultural.

Praça da Cultura

Espaço público com áreas verdes, eventos locais e uma bonita fonte, ideal para passeios em família.

Caminho do Sertão

Uma trilha que proporciona contato direto com a natureza do Cerrado e a beleza das matas atlânticas.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Capetinga?

A cidade oferece pousadas e hotéis simples, com preços acessíveis e um atendimento acolhedor.

? Capetinga tem opções de restaurantes?

Sim, há opções de restaurantes que servem comida típica mineira, ideal para quem deseja experimentar a culinária local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Capetinga?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CAPETINGA MINAS GERAIS

HISTÓRICO:

A microrregião da Mogiana Mineira, onde está incrustado o município, teve nos bandeirantes paulistas seus principais desbravadores, e no movimento migratório provocado pelo empobrecimento das regiões auríferas, a povoação de seu território. Por volta de 1830, o solo era coberto por extensas matas quando ali se estabeleceram o Capitão Antônio Tiodoro de Souza, Francisco Peixoto e os irmão Custódio e Gabriel Rodrigues da Silva, tidos como fundadores da povoação cujo nome teria sido São José da Capetinga.

Formando sua propriedade usando o trabalho braçal de escravos, o Capitão Antônio Teodoro provocou a vinda de novos moradores como Juvêncio Rodrigues da Costa, Feliciano Ferreira Pinto, Joaquim Antônio do Nascimento e outros, todos oferecendo inteira colaboração ao novo núcleo populacional. O capitão tinha total controle do povoado. Abriu estadas ligando Capetinga a cidades mineiras e paulistas. Orientado pelo Cônego Heriberto Goetersdarfar, vigário da cidade de Cássia, formou uma Comissão para adquirir terreno e construir a capela. A 2 de setembro de 1910 era rezada missa solene para inauguração do templo. A partir daí a povoação muito cresceu e, em 1938, recebeu o nome de Capetinga.

O topônimo é de origem Guarani e, segundo Saint-Hilaire, significa: CAPYI = herva, e PITIUNGA = que cheira mal. É também nome de um ribeirão que corta o muicípio. Talvez, pela existência desse ribeirão e da grande quantidade do capim "capetinga", originou-se o nome da povoação.

GENTÍLICO: CAPETINGUENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Distrito de Capetinga, criado por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, tendo por sede o povoado de S. José do Capetinga que tomou a denominação distrital desmembrado do Distrito de Goianases, do Município de S. Sebastião do Paraíso. Por efeito da citada Lei, o Distrito de Capetinga figura no Município de S. Sebastião do Paraíso. O Distrito de Capetinga foi instalado em 4 de outubro de 1925.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Capetinga figura igualmente no Município de S. Sebastião do Paraíso.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII­1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938.Pelo Decreto-lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o Município de Capelinha com os Distritos de Capetinga e Goianases, desmembrados do Município de S. Sebastião do Paraíso. Em 1939-1943, o Município de Capetinga é composto dos Distritos de Capetinga e Goianases - e pertence ao têrmo e comarca de

S. Sebastião do Paraíso. Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943 que fixou o quadro territorial para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o Município de Capetinga ficou composto igualmente dos Distritos de Capetinga e Goianases - e continua a pertencer ao têrmo e comarca de S. Sebastião do Paraíso. Permanece composto dos Distritos de Capetinga e Goianases nos quadros fixados pelas Leis nº 336, de 27-XII-1948 e 1039, de 12-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 195401958, comarca de S. Sebastião do Paraíso.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE