Sudeste Região de Uberlândia

Tudo sobre Canápolis

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
10.608
PIB Total
R$ 678,01 Mi
Per Capita
R$ 63.915,16
Área (km²)
839,700
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

outubro

Neste mês, o clima é mais ameno e as festividades locais são vibrantes, oferecendo uma imersão na cultura da cidade.

🛡️

Segurança

Canápolis é uma cidade tranquila, onde o índice de criminalidade é baixo, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Canápolis, uma encantadora cidade situada no estado de Minas Gerais. Com uma população de 10.608 habitantes, Canápolis é um lugar que combina a beleza do Cerrado e da Mata Atlântica, oferecendo um rico patrimônio histórico e cultural. Fundada em 14 de julho de 1934 por José de Paula Gouveia, a cidade prosperou devido à fertilidade de suas terras e à coragem de seus desbravadores. O nome Canápolis, que significa 'Cidade da cana', reflete a importância da cana-de-açúcar na economia local. Prepare-se para explorar suas maravilhas!

Principais Atrações

Igreja Matriz de Canápolis

Uma bela igreja que representa o coração da cidade, com arquitetura impressionante e um ambiente acolhedor.

Praça da Matriz

Um espaço público agradável para caminhadas, com áreas verdes e bancos, ideal para relaxar e apreciar a história do local.

Fazenda Córrego do Cerrado

A antiga fazenda que deu origem à cidade, onde se pode aprender mais sobre a história agrícola da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Canápolis?

A principal atividade econômica é a agricultura, com destaque para a produção de cana-de-açúcar.

? Que tipo de clima Canápolis possui?

Canápolis possui um clima tropical, com verões quentes e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Canápolis?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CANÁPOLIS MINAS GERAIS

HISTÓRICO

Em 14 de julho de 1934, José de Paula Gouveia, proprietário da fazenda Córrego do Cerrado, localizada no Município de Monte Alegre de Minas, doou à Prefeitura local cinco hectares para que neles fossem fundado um novo povoado. Seus primeiros habitantes foram moradores da própria fazenda.

Os desbravadores foram pessoas residentes na referida fazenda e redondezas, que viram consolidados seus interesses diante do gesto do fazendeiro. Isto porque a região, pela fertilidade de suas terras e magnífica topografia, experimentava um desenvolvimento notável e animador. Um outro fator que caracterizou a ocupação do território foi o loteamento e venda de áreas localizadas ao redor do novo povoado, promovido pelo próprio Sr. José de Paula Gouveia e atraindo, desta feita, inúmeros forasteiros que ali se instalaram e deram curso a várias atividades econômicas.

Recebeu o nome de Canápolis que quer dizer: "Cidade da cana", devido às inúmeras plantações de cana-de-açúcar existentes no território Municipal.

Gentílico: Canapolense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Pelo Decreto Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado, no Município de Monte Alegre, o Distrito de Canápolis com território desmembrado do Distrito de Monte Alegre, do mesmo Município.

Em 1939-1943, o Distrito de Canápolis figura no Município de Monte Alegre.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o Município de Monte Alegre passou a denominar-se Toribatê.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-Lei nº 1058, para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o Distrito de Canápolis figura no Município de Toribatê.

Elevado à categoria de município pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 que fixou o quadro territorial para 1949-1953, composto dos Distritos de Canápolis e Centralina.

Aparece no quadro fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 para o período 1954­1958, apenas com 1 Distrito, Canápolis, em virtude da elevação à categoria de município do Distrito de Centralina, Comarca de Canápolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE