Sudeste Região de Pirapora

Tudo sobre Buritizeiro

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
23.910
PIB Total
R$ 736,13 Mi
Per Capita
R$ 30.787,54
Área (km²)
7.218,400
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

junho

O clima é ameno e é a época em que ocorrem festividades regionais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, mas ainda recomenda-se cuidado nas áreas mais isoladas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Buritizeiro, localizada às margens do Rio São Francisco, é uma cidade com rica história ligada à pesca e ao cultivo das palmeiras buriti. Antigamente conhecida como São Francisco de Pirapora, a cidade recebeu sua nova denominação devido à abundância dessas palmeiras na região. Com uma população de aproximadamente 23.910 habitantes e situada no bioma Cerrado, Buritizeiro é um destino que combina natureza exuberante com cultura local.

Principais Atrações

Cachoeira de Pirapora

Uma bela cachoeira próxima a Buritizeiro, ideal para pesca e atividades de lazer ao ar livre.

Praça da Matriz

Centro cultural da cidade onde acontecem eventos locais e pode-se conhecer mais sobre a história da região.

Sítio Buritizeiro

Um espaço dedicado à preservação da palmeira buriti e das tradições locais, oferecendo passeios e experiências culturais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica da região?

A pesca e o cultivo da palmeira buriti são as principais atividades econômicas de Buritizeiro.

? Quais são as opções de hospedagem na cidade?

Buritizeiro conta com pousadas e hotéis, além de opções de camping para os amantes da natureza.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Buritizeiro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

BURITIZEIRO/MG

HISTÓRICO

Os bandeirantes Soeiros (ou Soliros) e Salmeron, na maioria constituída de pescadores, alcançaram o local através do Rio São Francisco. Instalaram-se às margens, nascendo do lado direito a povoação de Pirapora e, mais tarde, no lado esquerdo, a de Buritizeiro, antigo São Francisco de Pirapora.

A pesca, muito farta no São Francisco e sendo a cachoeira de Pirapora local propício à sua exploração, atraiu inúmeros pescadores que comercializavam com tropeiros e viandantes o produto de seu trabalho, razão da fixação do homem ao lugar.

São Francisco de Pirapora teve a denominação mudada para Buritizeiro por sugestão de Francisco Ribeiro da Cruz, por haver na região grande quantidade de palmeira "buriti", também conhecida como "buritizeiro".

GENTÍLICO

Buritizeirense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de São Francisco de Pirapora, pela lei provincial nº 1112, de 16/10/1861, e lei estadual nº 2 de14/09/1891, subordinado ao município de São Francisco.

Pela lei estadual nº 556, de 30/08/1911, o distrito de São Francisco de Pirapora deixa de pertencer ao município de São Francisco para ser anexado ao município de Pirapora.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Francisco de Pirapora, figura no município de Pirapora, assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 01/09/1920.

Em 1920, inicia-se a montagem da ponte Marechal Hermes, com objetivo não alcançado de prolongar a estrada de ferro até Belém do Pará. A construção férrea não foi levada adiante, só retomada em 1922, unindo a então vila (Buritizeiro) ao já emancipado município de Pirapora e ao restante do Brasil. O novo acesso, mais fácil e direto à Pirapora, então centro dinâmico de aglomeração, determinou um novo sentido da ocupação urbana de Buritizeiro, no entorno da ponte.

Pela lei estadual nº 843 , de 07/09/1923, o distrito de São Francisco de Pirapora tomou a denominação de Buritizeiro. Pela referida lei são anexados ao distrito de Buritizeiro as terras dos extintos distritos Abaeté do Diamantino do município de Abaeté e Capão Redondo do município de São Francisco.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Buritizeiro figura no município de Pirapora assim permanecendo em divisão territorial datada de 01/07/1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Buritizeiro pela lei estadual nº 2764 de 30/12/1962 é desmembrado de Pirapora sede no antigo distrito de Buritizeiro.

O município de Buritizeiro ficou então constituído de 3 distritos: Buritizeiro, Cachoeira do Manteiga e Paredão de Minas, este criado pela mesma lei que criou o município e instalado em 01/03/1963, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Pela lei municipal nº 793, de 11/07/1997 é criado o distrito de Sambaíba de Minas e anexados ao município de Buritizeiro.

Pela nova divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Buritizeiro, Cachoeira do Manteiga, Paredão de Minas e Sambaíba de Minas, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

ALTERAÇÃO TOPONÍMICA DISTRITAL

São Francisco de Pirapora para Buritizeiro, alterado pela lei estadual nº 843, de 07/09/1923.

TRANFERÊNCIA DISTRITAL

Pela lei estadual nº 556, de 30/08/1911, transfere o distrito de São Francisco de Pirapora do município de São Francisco para o de Pirapora.

Fonte: IBGE Prefeitura Municipal de Buritizeiro/MG