Nordeste Região de União dos Palmares

Tudo sobre Branquinha

Guia completo, dados e turismo em Alagoas.

População (2022)
9.603
PIB Total
R$ 775,41 Mi
Per Capita
R$ 80.746,64
Área (km²)
166,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

Isso se deve ao clima mais ameno e à preservação da natureza, ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com uma comunidade unida e acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Branquinha é uma encantadora cidade situada no estado de Alagoas, com uma população de aproximadamente 9.603 habitantes. Localizada no bioma da Mata Atlântica, a cidade possui uma rica história de colonização que remonta ao século XIX, com um crescimento impulsionado pela luta por emancipação a partir da década de 1950. Com suas paisagens naturais e um ar acolhedor, Branquinha é um destino a ser explorado por aqueles que desejam conhecer mais sobre a cultura alagoana.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Branquinha

Uma bela igreja que representa a história religiosa da cidade, com arquitetura simples e aconchegante.

Praça Central

Um local agradável para passeios com a família, com áreas verdes e bancos para descanso.

Rio Mundaú

Um dos principais atrativos naturais da região, perfeito para pescarias e desfrutar da natureza.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades posso fazer em Branquinha?

Você pode explorar a natureza nas margens do Rio Mundaú, visitar a Igreja Matriz e relaxar na Praça Central.

? Qual é a melhor época para visitar?

O mês de junho é recomendado devido ao clima ameno e paisagens naturais exuberantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Branquinha?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Branquinha Alagoas - AL

Histórico

A história não registra muitas informações sobre as origens do município de Branquinha pois os documentos e demais informações que facilitariam o trabalho de pesquisa. foram destruídos pela enchente do rio mundaú, ocorrida em 1949. A Prefeitura Municipal de Murici, onde se encontravam os arquivos, foi totalmente inundada.

Os historiadores conseguiram resgatar que a colonização da cidade começou por volta de 1870. Moradores recém-chegados de outras regiões foram instalando pequenos sítios. O lugar foi crescendo às margens do rio Mundaú.

O progresso da região foi impulsionado a partir de 1955, quando lideranças locais começaram a lutar pela emancipação política. Nomes como Pedro Temóteo Filho, Manoel Gomes Peixoto e Emílio Elizeu Maia de Omena faziam parte desse grupo. Só em 1962, através de uma lei, é que o município conseguiu a emancipação, sendo desmembrado de Murici.

A cidade de branquinha foi atingida por várias enchentes provocadas pelo rio Mundaú, depois dá de 1949, veio a de 1962, 1969 e 2000, deixando parte da população desabrigada e moradias demolidas, apesar da reconstrução, foram criados os conjuntos COAB, João Lira , Alto São Simeão e São Sebastião dando maior segurança aos moradores da cidade.

Embora seja um município sem atrativos turísticos naturais, Branquinha chama a atenção de visitantes por conta da animada programação de festividades, garantida pela animação de sua população em boa parte do ano. Como atrativos turisticos o municipio oferece aos visitantes em janeiro, acontece a festa do padroeiro, São Sebastião (dia 20); fevereiro, um dos carnavais bastante animados da região ; a Emancipação Política (18 de maio); os festejos juninos e ainda o Festival da Batida, onde a iguaria é apreciada em diversos sabores (realizado entre os meses de novembro e dezembro). Além desses tem o mirante e a antiga estação ferroviaria.

O sustentativo econômico do municipio é a lavoura destacando-se as plantações de cana-de-açucar, laranja, mandioca, batata bem como a pecuária.

A feira livre apresenta um bom desenvolvimento em virtude da existência de 5 assentamentos com plantações de lavouras de subsistências, comercializadas na sede e nos municípios vizinhos.

Localização: Situa-se na Microrregião da Mata Alagoana, sendo seus limites: União dos Palmares, Murici e Capela, Viçosa, Chã Preta, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes e Flexeiras.

Gentílico: branquinhense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no muicípio de Muricí, o distrito de Branquinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Branquinha, pela lei estadual nº 2446, de 18-05-1962, desmembrado de Muricí. Sede no antigo distrito de Branquinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-08-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE