Norte Região de Capanema

Tudo sobre Bonito

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
12.622
PIB Total
R$ 206,68 Mi
Per Capita
R$ 16.374,74
Área (km²)
586,700
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho a setembro

Durante esses meses, as chuvas são menos frequentes, permitindo que os visitantes aproveitem melhor as atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Bonito é considerada uma cidade tranquila, mas é sempre bom estar atento a recomendações locais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bonito, no estado do Pará, é um verdadeiro recanto da Amazônia, rica em biodiversidade e história. Com uma população de 12.622 habitantes, a cidade é um convite ao contato com a natureza exuberante da região. Desde sua emancipação de Irituia em 1938, Bonito se destacou por suas belezas naturais e potencial turístico.

Principais Atrações

Projeto de Reflorestamento Nova Esperança

Uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e promover a conscientização ambiental.

Cachoeira do Mututi

Uma linda cachoeira cercada pela vegetação nativa da Amazônia, ideal para um banho refrescante.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Bonito?

A forma mais comum é via terrestre, a partir de cidades próximas como Belém ou Castanhal, utilizando transporte público ou veículos particulares.

? Quais atividades são recomendadas em Bonito?

Os visitantes podem explorar trilhas, cachoeiras, e participar de projetos de ecoturismo e conservação ambiental.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bonito?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Bonito

Pará - PA

Histórico

Quando da sua vinculação histórica com Irituia, aparece como um dos seus distritos, junto com Caju, Irituia, Conceição de Irituia, Mututi, São Gregório e Santa Rita Durão, o que ficou registrado, segundo o quadro de divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1937. Entretanto, no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 2.972, de 31 de março de 1938, Bonito não aparece mais como distrito de Irituia, acontecendo o mesmo na divisão territorial vigente no qüinqüênio 1939-1943 e que fora fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 3.131, de 31 de outubro de 1938.

No que se refere à sua vinculação com o atual Município de São Miguel do Guamá, escrevem os historiadores que, a partir de 1938, o Distrito de Bonito passou a integrar, na mesma categoria, o patrimônio territorial do Município de São Miguel do Guamá, no qual aparece como pertencente ao mesmo, segundo as disposições contidas no Decreto-Lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, mediante o qual o Município de São Miguel do Guamá passa a denominar-se, unicamente, como Guamá.

No que se refere-se, por outro lado, à dinâmica econômica e social, registrou-se que no Distrito de Bonito em 11 de março de 1955 foi promulgada a Lei nº 127, com o objetivo de elevar Bonito à categoria de Município outorgando-lhe a emancipação de Guamá. Essa iniciativa não prosperou, devido ao fato de que o Supremo Tribunal Federal, em acordão de 4 de outubro de 1955, declarou inconstitucional a referida Lei. Por sua parte, o Governo Estadual em Decreto nº 1.946, de 26 de janeiro de 1956 tornou insubsistentes o desmembramento e a emancipação.

A Enciclopédia dos Municípios do Brasil precisa que Bonito, no ano de 1950, quando , ainda, era distrito do Guamá, tinha sua Vila considerada como uma das mais importantes aglomerações urbanas guamaenses, habitando nela 527 pessoas, das quais 282 eram homens e 245 mulheres. De igual forma, a mesma fonte informa que, segundo estimativas do extinto Departamento Estadual de Estatística, o Distrito, como um todo, contava com 4.133 habitantes. Em 29 de dezembro de 1961 , ficaram concretizados a emancipação e o desmembramento de Bonito do Município de São Miguel do Guamá , segundo o disposto pela Lei Estadual nº 2.460.

A partir dessa data , Bonito ganhou autonomia configurando o seu patrimônio territorial com terras desmembradas de São Miguel do Guamá, parte do Distrito de Piabas , do Município de Bragança, parte dos Distritos de Nova Timboteua e Peixe Boi e parte dos Distritos de Capanema e Ourém. Na atualidade, Bonito é constituído apenas pelo

Distrito-Sede: Bonito.

Gentílico: bonitense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Bonito, ex-povoado, pela lei estadual nº 158, de 3112-1948, subordinado ao município Guamá ex-São Miguel de Guamá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Bonito permanece no município de Guamá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bonito, pela lei estadual nº 1127, de 11-03-1955, desmembrado de Guamá. Sede no antigo distrito de Bonito. Constituído do distrito sede.

Pelo acórdão do Superior Tribunal Federal, fica anulada a criação do município de Bonito, voltando a categoria de distrito e pertencendo ao município de Guamá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bonito permanece no município de Guamá.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Bonito, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado dos município de São Miguel do Guamá ex-Guamá, Capanema, Ourém e Nova Timboteua. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-031962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE