Nordeste Região de Bom Jesus

Tudo sobre Bom Jesus

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
28.796
PIB Total
R$ 1,41 Bi
Per Capita
R$ 48.971,56
Área (km²)
5.469,200
IDH / Bioma
Cerrado Caatinga
📅

Quando ir

Julho

Durante as festividades da Festa de Bom Jesus da Boa Sentença, que atraem muitos visitantes e promovem a cultura local.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, mas recomenda-se cuidados básicos de segurança.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bom Jesus, uma cidade rica em história e tradições, localizada no estado do Piauí, é um dos mais antigos centros de povoamento da região. Com uma população de 28.796 habitantes, a cidade é marcada pela influência do Cerrado Caatinga e pelas festividades que atraem romeiros e visitantes. Desde suas origens no século XVIII, Bom Jesus tem se destacado pela sua cultura e patrimônio que refletem a devoção ao Bom Jesus da Boa Sentença.

Principais Atrações

Capela de Bom Jesus da Boa Sentença

Uma capela histórica que remonta ao século XIX, visitada por romeiros e turistas, simbolizando a fé e a cultura local.

Museu Municipal de Bom Jesus

Museu que abriga a história local e exposições sobre a cultura piauiense, com objetos e documentações da época colonial.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor época para visitar Bom Jesus?

A melhor época é em julho, durante as festividades da Festa de Bom Jesus da Boa Sentença.

? Quais são as principais atividades turísticas na cidade?

Visitar a Capela de Bom Jesus da Boa Sentença e o Museu Municipal, além de participar das festividades religiosas.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Bom Jesus

SNGG
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bom Jesus?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Bom Jesus Piauí - PÍ

Histórico

As primeiras habitações em Buritizinho, hoje cidade de Bom Jesus, datam do século XVIII, dando ao Município a condição de um dos mais antigos centros de povoamento do Estado do Piauí.

No começo do século XIX, segundo a tradição, um preto velho cujo nome a história não revela, fez uma capela de palha para festejar Bom Jesus da Boa Sentença, doando uma posse de terra para a formação do patrimônio. As festividades religiosas atraíram grande número de romeiros, surgindo o desenvolvimento comercial. Várias famílias foram para a região, formando o núcleo populacional.

Em 1804, já povoado destacado, foi criado um comando militar.

Diante do progresso da localidade, o Conselho Geral da Província, em 1833, solicitou do Governo Imperial de Lisboa a criação da Paróquia de Bom Jesus da Boa Sentença, efetivada em 1838, com a denominação de Paróquia de Bom Jesus do Gurguéia, sendo cinco anos depois fixados os limites entre a nova freguesia e a de Nossa Senhora do Livramento, em Parnaguá, da qual fora desmembrada.

Em 1853, Bom Jesus já contava com 4.186 habitantes e, em dezembro de 1855, foi o povoado elevado à categoria de Vila, obedecendo aos mesmos limites da paróquia, instalada em 1858.

Confiada à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, em 1920, Sua Santidade o Papa Bento XV criou a prelazia de Bom Jesus de Gurguéia, até então subordinada à Província Eclesiástica do Maranhão, desmembrada da Diocese do Piauí, sediada em Teresina. O seu primeiro bispo foi D. Pedro Pascoal Miguel.

Gentílico: bom-jeuense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bom Jesus da Gurguéia, pela lei provincial nº 101, de 2209-1838, subordinado a Parnaguá.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Bom Jesus da Gurguéia, pela resolução provincial nº 397, de 17-12-1855, desmembrado de Parnaguá. Sede no atual vila de Bom Jesus do Gurguéia. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1858.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece com a denominação simplificada para Bom Jesus.

Não há ato mudando a denominação do município de Bom Jesus da Gurguéia para Bom Jesus, portanto este foi sempre seu verdadeiro nome, o topônimo Bom Jesus do Gurguéia era admitido por simples tolerância oficio DIEE ao secribge, D/I 892, de 28-08-1943, protocolo SG sob o nº 4694.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE