Sudeste Região de Águas Formosas

Tudo sobre Bertópolis

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
4.451
PIB Total
R$ 53,79 Mi
Per Capita
R$ 12.085,37
Área (km²)
427,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e há menos probabilidade de chuvas, proporcionando melhores condições para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Bertópolis é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, oferecendo um ambiente seguro para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bertópolis é um encantador município localizado em Minas Gerais, com uma rica história que remonta à presença dos indígenas Machacalis e ao desenvolvimento trouxe por pioneiros na região. Com uma população de 4.451 habitantes, a cidade possui belezas naturais exuberantes, preservadas pela Mata Atlântica e é um ótimo destino para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Capela São José

Um encantador marco histórico, a Capela São José foi a primeira construção religiosa da cidade e representa a fé e a história local.

Vale do Ribeirão das Umburanas

Uma área natural incrível para trilhas, ornada por uma vegetação nativa rica e fauna diversificada, ideal para os amantes de ecoturismo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Bertópolis?

A melhor época para visitar é em abril, quando o clima é ameno e apropriado para explorar a natureza.

? É seguro passear pela cidade?

Sim, Bertópolis é uma cidade tranquila e segura, ideal para passeios a pé e atividades ao ar livre.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bertópolis?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Bertópolis

Minas Gerais - MG

Histórico

Até o final da primeira década do século XX, apenas os indígenas da tribo Machacalis habitavam a região Pastoril de Nanuque, onde hoje se situa o Município. A partir de então, vários posseiros marcaram suas presenças no Vale do Ribeirão das Umburanas. Dentre pioneiros, mereceu especial destaque o Sr. Berto Gonçalves da Cruz, fundador do povoado, que por este fato ficou conhecido como Bertos. Mais tarde, com o soerguimento da primeira capela e escolha de São José como padroeiro da povoação, passou a ser chamada de São José da Boa Vista, cognome doado por Frei Peregrino Loerakher, pároco de Machacalis (Norte), primeiro Pároco a visitar o Vale do Umburanas.

Os ocupantes das regiões circunvizinhas, atraídos pela notícia da alta fertilidade das margens do Umburanas, pela fundação de uma povoação dentre as encantadoras paisagens, fluiram quase que em massa, povoando rapidamente toda a região, desmatando, formando pastagens e cultivando, favorecendo o crescimento do povoado.

Topônimo originou-se de homenagem ao pioneiro do Município Berto Gonçalves da Cruz.

Gentílico: bertopolitano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bertópolis (ex-povoado de São João da Boa Vista), pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Águas Formosas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Bertópolis, figura no município de Águas Formosas.

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, o distrito de Bertópolis deixa de pertencer ao município Águas Formosas para ser anexado ao novo município de Machacalis (ex-distrito de Norte). Elevado à categoria de município por essa mesma lei.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Bertópolis, figura no município de Machacalis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bertópolis, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Machacalis. Sede no antigo distrito de Bertópolis. Constituído de 2 distritos: Bertópolis e Umburaninha, ambos desmembrados de Machacalis.

Pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Balbinópolis (ex-povoado de Santa Helena) e anexado ao município de Bertópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Bertópolis, Balbinópolis e Umburaninha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Pela lei estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembra do município de Bertópolis, o distrito de Balbinópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Helena de Minas.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Bertópolis e Umburaninha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, transfere o distrito de Bertópolis do município de Águas Formosas para o de Machacalis (ex-Norte).

Fonte: IBGE