Norte Região de Itaituba

Tudo sobre Aveiro

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
18.290
PIB Total
R$ 151,97 Mi
Per Capita
R$ 8.308,86
Área (km²)
17.073,800
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

No mês de julho, as chuvas diminuem e o clima é mais ameno, proporcionando melhores condições para explorar a natureza e as atrações locais.

🛡️

Segurança

Moderado, com presença policial em áreas turísticas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Aveiro, situada no estado do Pará, é um destino que combina a rica cultura amazônica com uma belíssima natureza. Com uma população de aproximadamente 18.290 habitantes, o município tem suas origens ligadas à aldeia de índios Mundurucus e oferece um olhar fascinante sobre a história e a vida na Amazônia.

Principais Atrações

Praça da Palavra

Uma praça que abriga eventos culturais e artísticos da região, ideal para conhecer a arte local e interagir com os habitantes.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Uma igreja histórica que remonta ao século XVIII, oferecendo uma vista impressionante e uma rica história religiosa.

Rio Tapajós

Um dos principais rios da região, ideal para passeios de barco e pesca, rodeado por uma beleza natural exuberante.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração de Aveiro?

A principal atração de Aveiro é o Rio Tapajós, onde os visitantes podem desfrutar de passeios de barco e atividades aquáticas.

? Como é a culinária local?

A culinária de Aveiro é rica em pratos típicos da Amazônia, incluindo peixes frescos, frutas nativas e pratos feitos com ingredientes locais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Aveiro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Aveiro

Pará - PA

Histórico

As origens do município remontam à época da formação de uma aldeia de índios Mundurucus, denominada tapajós-tapera, localizada à margem do rio Tapajós, e que alcançou grande progresso.

Essa aldeia obteve a denominação portuguesa de lugar de Aveiro, por ato do Governador e Capitão-general, José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou, na mesma ocasião, o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la.

Constatou-se, no registro oficial a existência antes de 1781, da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, do que se concluiu, portanto, que o ato de criação desse lugar foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro.

Gentílico: aveirense

Formação administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, em 1781.

Pela lei provincial nº 148, de 18-11-1848, a Vila de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro foi extinta, sendo seu território anexado ao município de Itaituba.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Aveiro, pela lei nº 1152, de 04-04-1883, desmembrado de Itaituba. Sede na vila de Aveiro. Constituído de 2 distritos: Aveiro e Brasília Legal. Desmembrado de Itaituba. Reistalada em 01-07-1884.

Pela lei municipal nº 4, de 12-02-1892, são criados os distritos de Pinhal, Rio Cupari e Uruçagui e anexados ao município de Aveiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 5 distritos: Aveiro, Pinhal, Rio Cupari, Uruçagui e Brasília Legal.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Aveiro, pelo decreto estadual nº 78, de 27-09-1930.

Pelo decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, o município de Aveiro, foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Santarém.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Aveiro figura como distrito do município de Santarém.

Pela lei estadual nº 8, de 31-10-1935, o município, é extinto novamente sendo seu território anexado ao município de Santarém.

Elevado novamente à categoria de distrito com a denominação de Aveiro, pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, com território desmembrado do distrito Alter do Chão e anexado ao município de Santarém.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Aveiro figura no município de Santarém.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Aveiro permanece no município de Santarém.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aveiro, pela lei estadual 1127, de 11-03-1955, desmembrado de Santarém e Itaituba. Sede no antigo distrito de Aveiro. Constituído de 2 distritos: Aveiro e Brasília Legal.

Pelo Acordão do Supremo Tribunal Federal de 04-10-1955, a criação foi anulada, voltando seu território a categoria de distrito e pertecendo ao município de Santarém e Itaituba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Aveiro permanece no município de Santarém.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aveiro, pela lei estadual nº 2460, de 30-12-1961, desmembrado de Santarém e Itaituba. Sede no antigo distrito de Aveiro. Constituído de 3 distritos: Aveiro, Brasília Legal e Pinhal. Instalado em 10-041962. Distrito de Pinhal criado com a mesma lei acima citado.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Aveiro, Brasília Legal e Pinhal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE