Nordeste Região de Picos

Tudo sobre Alegrete do Piauí

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
4.634
PIB Total
R$ 48,18 Mi
Per Capita
R$ 10.397,93
Área (km²)
282,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

Durante o mês de outubro, as temperaturas costumam ser amenas, e as festas locais atraem visitantes, proporcionando uma rica experiência cultural.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com um ambiente acolhedor para visitantes e moradores.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Alegrete do Piauí é uma cidade encantadora situada no coração da Caatinga, conhecida por sua rica história e belezas naturais. Com uma população de 4.634 habitantes, a cidade é o resultado do trabalho do vaqueiro Tertuliano Sanches Leal, que encontrou na região um lugar fértil em história e tradição.

Principais Atrações

Poço dos Veados

Um local histórico que marcou a fundação de Alegrete do Piauí, ideal para quem aprecia a natureza e busca um contato com a fauna local.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Uma bela igreja que representa a tradição religiosa da cidade, com uma arquitetura que encanta os visitantes.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Alegrete do Piauí?

A cidade pode ser acessada por meio de rodovias estaduais. O transporte público e vans são opções disponíveis.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Alegrete do Piauí oferece pousadas e acomodações simples, garantindo uma estadia confortável aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Alegrete do Piauí?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Alegrete do Piauí Piauí - PI

Histórico

A origem de Alegrete do Piauí, caracteriza-se por um processo colonizador, desenvolvido fundamentalmente pelo Vaqueiro e caçador TERTULIANO SANCHES LEAL que residia no povoado de São João. Seu trabalho levava-o a percorrer as regiões circunvizinhas em busca de caça ou de alguma rês perdida, até que um dia descobriu o local onde dado a existência de um grande poço d`água semi-perene, para onde se dirigia grande número de caça. O lugar foi batizado de "Poço dos Veados", caça que mais abundava na área.

Esse lugar passou a significar muito para Tertuliano, que no ano de 1910, construiu uma residência próximo dali, onde veio a residir com sua família. A partir de 1920, já ali se formava um pequeno agrupamento de casas, onde filhos, genros, agregados e demais amigos a quem Tertuliano acolhia para desfrutar as benesses do lugar.

A pequena comunidade apresentava uma quase independência, já que o gênio empreendedor de Tertuliano implantava meios a tornavam quase autosuficiente. Em 1949, Poço Veados, nome consagrado por Tetuliano, recebia de braços abertos um progresso que marcou definitivamente o progresso do povoado. foi realizado a primeira feira.

Com o progresso, o povoado foi se expandido. Em 1968, foi implantada em Poços dos Veadosuma USINA DE ALGODÃO, fato que alterou toda a estrutura da pequena comunidade agrícola, que se tornava então agro-industrial. Com o progresso mudou-se também o nome. Poço dos Veados passou-se a chamar-se Alegrete, nome originado de uma fazenda próxima da mesmo município, nome

o qual significa CANTEIRO DE FLORES, e que aceito foi com satisfação por toda a população.

Gentílico: alegretense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alegrete do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 0510-1989, com topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-041992, desmembrado de São Julião. Sede no atual distrito de Alegrete do Piauí ex-povoado de Alegrete. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE