Norte Região de Belém

Tudo sobre Acará

Guia completo, dados e turismo em Pará.

População (2022)
59.023
PIB Total
R$ 1,43 Bi
Per Capita
R$ 24.286,13
Área (km²)
4.343,800
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, as festividades juninas ganham vida em Acará, proporcionando uma experiência cultural vibrante, além de um clima mais ameno.

🛡️

Segurança

Acará é considerada uma cidade segura para os turistas, porém é sempre recomendável seguir precauções comuns.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Acará é uma encantadora cidade localizada no estado do Pará, Brasil, que combina história rica, biodiversidade da Amazônia e hospitalidade acolhedora. Com uma população de 59.023 habitantes, Acará se destaca por sua beleza natural e importantes marcos históricos desde a época da colonização.

Principais Atrações

Catedral de São José

Uma bela catedral que serve como um marco histórico e religioso em Acará, com arquitetura impressionante.

Rio Acará

Um dos principais atrativos naturais da cidade, ideal para atividades de pesca e passeios de barco.

Praça do Povo

Um espaço público com áreas verdes, perfeito para relaxar e observar a vida local.

Dúvidas Comuns

? Quais são os pratos típicos de Acará?

A culinária de Acará é rica em pratos à base de peixes da região, incluindo o famoso filé de tambaqui, além de iguarias à base de mandioca.

? Como chegar em Acará?

Acará pode ser acessada via rodovias a partir de Belém, a capital do Pará, que fica a aproximadamente 100 km de distância.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Acará?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Acará

Pará - PA

Histórico

O desbravamento do território do atual município de Acará, situado à margem esquerda do rio do mesmo nome, na zona fisiográfica Guajarina, teve início na época da colonização da Província do Grão Pará.

Segundo tradição, aquele rio foi um dos primeiros cursos d’água a receber exploradores portugueses e colonos.

Com a notícia da fertilidade dessas terras, onde predominavam madeira de lei, inúmeras pessoas para lá se dirigiram, e, em pouco tempo, a localidade transformou-se num povoado que, em 1758, foi elevado à Freguesia sob a inovação de São José, por ato do Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Essa iniciativa objetivou evitar as explorações desenfreadas de aventureiros. Assim permanecem até a Independência do Brasil.

Em 1833, na nova divisão da província em termos e comarcas, a freguesia de São José do Rio Acará passou a integrar a comarca da Capital.

Essa situação perdurou até 1875, quando dali desmembrou-se para construir o município de Acará cuja instalação ocorreu no ano seguinte.

O topônimo de origem indígena, significa o nome de várias espécies de peixes de água doce e salgada, Ciclídios. Segundo Teodoro Sampaio, decompõe-se em a-cará, que quer dizer cabeça áspera, o cascudo.

Gentílico: acaraense

Formação Administrativa

Paroquia criada com a denominação de São José de Acará, em 1758, no município de Moju.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Acará, pela lei provincial nº 839, de 1904-1875, desmembrado de Moju. Constituído do distrito sede. Não temos data de instalação.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Por decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, a vila de Acará foi extinta, sendo seu território anexado ao município de Belém. Confirmado pelo decreto estadual nº 78, de 27-09-1930.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Acará, pela lei estadual nº 579, de 08-01-1932, desmembrado de Belém. Sede no antigo distrito Acará. Constituído do distrito sede. Não temos a data de sua reinstalação.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município de Acará aparece constituído de 6 distritos: Acará, Baixo Acará, Guajará-Miri, Itapicuru, Miriti Pitanga e Rio Pequeno.

Pelo decreto estadual nº 2972, 31-03-1938, e 3131, de 31-10-1938, foram extintos os distritos de Baixo Acará, Miriti Pitanga e Rio Pequeno, sendo seus territórios anexados ao distrito sede município de Acará.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Itapicuru.

Pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, o distrito de Itapicuru passou a denominar-se Jupariteua.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Jupariteua ex-Itapicuru.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Jupariteua.

Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, o distrito de Japariteua passou a denominar-se Jaguarari.

Em divisão territorial datada 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Acará, Guajará-Miri e Jaguarari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

São José do Acará para Acará teve sua denominação alterado, em divisão administrativa de 1911.

Fonte: IBGE