Sudeste Região de Monte Carmelo

Tudo sobre Abadia dos Dourados

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
6.272
PIB Total
R$ 176,77 Mi
Per Capita
R$ 28.184,63
Área (km²)
881,100
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, permitindo melhor aproveitamento das atividades ao ar livre e da visitação aos pontos turísticos.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com baixo índice de criminalidade e ambiente acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Abadia dos Dourados, localizada em Minas Gerais, é uma cidade com rica história ligada ao garimpo de diamantes no século XIX. Com uma população de 6.272 habitantes, a cidade é um misto de natureza exuberante, representada pelo Cerrado e Mata Atlântica, e um legado histórico fascinante, marcado pela presença das famílias Arruda e Esteves dos Santos. A cidade é um destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a história e a natureza.

Principais Atrações

Igreja Nossa Senhora da Abadia

Capela histórica que representa a origem da cidade, construída em homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Abadia.

Rio Dourado

Espaço natural onde os visitantes podem desfrutar de atividades ao ar livre, como caminhadas e piqueniques, cercado por um belo cenário do Cerrado.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades para os turistas em Abadia dos Dourados?

Os turistas podem visitar pontos históricos, como a Igreja Nossa Senhora da Abadia, explorar o Rio Dourado e participar de festividades locais.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Abadia dos Dourados oferece algumas opções de pousadas e hospedagens simples para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Abadia dos Dourados?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Abadia dos Dourados

Minas Gerais - MG

Histórico

Abadia dos Dourados teve sua fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros ali chegados em meados do século XIX. Também vieram lavradores e todos se fixaram no local. As famílias Arruda e Esteves dos Santos destacaram-se entre as iniciadoras da povoação.

As notícias das jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras espalharam-se rapidamente, afluindo ao Arraial dos Garimpos levas de garimpeiros e de agricultores. Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas impulsionavam o desenvolvimento da povoação. Ergue-se a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Abadia, escolhida como Padroeira. Os Arrudas e os Esteves doaram terrenos para o patrimônio da Paróquia, criada em 1886, sendo seu primeiro pároco o Padre foi Arraial Manoel Luis Mendes. O aglomerado evoluiu rapidamente, e ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem.

O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo. A construção da capela de Nossa Senhora da Abadia e a proximidade do rio Dourados, provocaram sua mudança para Abadia dos Dourados.

Gentílico: abadiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Abadia dos Dourados, por lei provincial nº 2874, de 20-09-1882 e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de patrocínio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Abadia dos Dourados figura no município de Patrocínio.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Abadia dos Dourados deixa de pertencer ao município de Patrocínio, sendo anexado ao novo município de Coromandel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Abadias dos Dourados figura no município de Coromandel.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abadia dos Dourados pela lei nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Coromandel. Sede no antigo distrito de Abadia dos Dourados. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 do município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual n 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Abadia dos Dourados do município de Patrocínio para o de Coromandel.

Fonte: IBGE